Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-02-2008

Israel decide construir cerca na fronteira com Egito
Ex�rcito eg�pcio coloca cerca de arame farpado na fronteira entre Egito e Rafah, no sul da Faixa de Gaza
Israel decide construir cerca na fronteira com Egito
Foto: Eyad Baba/AP

O gabinete de seguran�a de Israel decidiu nesta quarta-feira iniciar a constru��o de uma cerca na fronteira com o Egito para impedir a entrada no pa�s de militantes palestinos atrav�s do deserto do Sinai.

Vinte e nove anos depois do acordo de paz entre Israel e Egito, a fronteira entre os dois paises, que era considerada uma fronteira de paz, deve mudar totalmente nos pr�ximos meses.

O gabinete de seguran�a, que se reuniu com representantes do Ex�rcito e dos servi�os secretos, decidiu aprovar a proposta do ministro da Defesa, Ehud Barak, e come�ar a construir a cerca em duas regi�es consideradas as mais sens�veis: a �rea pr�xima da cidade de Eilat e a �rea de Nitzana.

No futuro, todos os 220 quil�metros ao longo da fronteira dever�o ser fechados com uma cerca, de acordo com os planos israelenses.

Bloqueio Segundo o gabinete, a raz�o principal para a decis�o foi o rompimento do bloqueio � Faixa de Gaza decretado por Israel.

No dia 23 de janeiro, militantes do Hamas derrubaram partes do muro na fronteira de Rafah, que separa a Faixa de Gaza do territ�rio eg�pcio, e centenas de milhares de palestinos sa�ram da Faixa de Gaza, principalmente para comprar alimentos e combust�veis, que ficaram escassos com o bloqueio israelense.

Segundo o chefe dos servi�os secretos de Israel, Yuval Diskin, com a derrubada do muro de Rafah, militantes palestinos conseguiram transportar para a Faixa de Gaza grandes quantidades de armamentos que poder�o ser usados contra Israel.

"Com a queda do muro, muitos militantes que foram treinados no Ir� puderam retornar � Faixa de Gaza", disse Diskin, "al�m de m�sseis antia�reos, m�sseis anti-tanques e foguetes de longo alcance".

"Tudo que antes passava por baixo da terra, agora pode passar por cima", acrescentou, referindo-se a dezenas de t�neis escavados por militantes palestinos pelos quais armamentos e todos os tipos de mercadorias que ficaram escassas em Gaza eram transportados.

Financiamento A preocupa��o principal das autoridades israelenses � de que militantes de Gaza fa�am um percurso em forma de ferradura, ou seja, saiam da Faixa de Gaza em dire��o ao deserto eg�pcio do Sinai e, de l�, entrem em territ�rio israelense.

Em janeiro do ano passado, um palestino de Gaza cometeu um atentado suicida depois de percorrer esse trajeto e detonou os explosivos que carregava em uma padaria da cidade de Eilat, matando tr�s civis israelenses.

O �ltimo atentado, realizado na segunda-feira na cidade de Dimona, despertou imediatamente a suspeita de que teria sido poss�vel gra�as ao rompimento do bloqueio � Faixa de Gaza. Mas, na ter�a-feira, o Hamas declarou que os autores foram da Cisjord�nia diretamente a Dimona, no sul de Israel.

O gabinete instruiu o Minist�rio da Defesa a come�ar a preparar o projeto da cerca na fronteira com o Egito e tamb�m discutiu meios de financiamento.

O projeto dever� custar 1 bilh�o de shekels (aproximadamente R$ 440 milh�es) e as verbas dever�o ser retiradas dos or�amentos de outros minist�rios.

Israel decide construir cerca na fronteira com Egito.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir