Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 06-02-2008

VIDAS SECAS
"Vidas Secas", de Graciliano Ramos � um livro com poucos di�logos. Longe de ser um defeito, � uma das suas muitas qualidades
VIDAS SECAS
VIDAS SECAS

"Vidas Secas", de Graciliano Ramos � um livro com poucos di�logos. Longe de ser um defeito, � uma das suas muitas qualidades. Fabiano, Sinh� Vit�ria, o filho mais novo, o filho mais velho e Baleia, a cachorrinha, iniciam a hist�ria caminhando a p� pelo �rido sert�o nordestino, tentando encontrar um local com o m�nimo de �gua para viver. Fabiano � um vaqueiro, homem r�stico, analfabeto como o resto da fam�lia, que n�o sabe fazer outra coisa a n�o ser amansar cavalos e bois. Sempre dependente de um patr�o, n�o tem propriedade fixa e cada vez que a seca aperta recome�a sua viagem com a fam�lia � procura de novas terras. A dificuldade de express�o que todos eles t�m � o que determina a escassez de di�logos. Falam com muxoxos, utilizando express�es que se fazem notar mais pela entona��o de voz do que pelo conte�do. A narrativa, por�m, � fluente e capta o que cada um tem por dentro, seus anseios, medos, esperan�as, frustra��es. Isso faz com que o leitor se atenha muito mais ao interior do que ao exterior dos personagens. A for�a maior est� justamente na cachorra Baleia que melhor exprime os sentimentos humanos, de uma forma direta, objetiva e pragm�tica. Quando a fam�lia perambula a esmo pelo ch�o seco da caatinga na esperan�a de encontrar um porto seguro ou o pr�prio aniquilamento � ela quem escarafuncha cada cantinho de vegeta��o e encontra um pre�, cuja carne alimenta-os e lhes permite continuar a viagem. Encontram um lugar com o m�nimo de sustento e ali ficam. Durante a invernada Fabiano consegue moradia e trabalho com um fazendeiro local. Essa melhoria, no entanto, n�o vai al�m da subsist�ncia. Cada um dos personagens tem seus sonhos e decep��es, todos muito limitados. Sinh� Vit�ria sonha com uma cama descente, Fabiano em poder ter sua pr�pria terra e cria��o para n�o sofrer com as espertezas dos patr�es que nunca lhe pagam o que ele desconfia que mere�a, os filhos querem conhecer melhor as palavras ou simplesmente ser um vaqueiro como seu pai. Baleia � a �nica que n�o sofre essas afli��es, pois sabe muito melhor do que eles como satisfazer suas necessidades e conviver com as situa��es desfavor�veis. Desacostumado com o conv�vio social, Fabiano tem receio de aparecer em p�blico e se envolver em alguma quest�o, principalmente depois que foi humilhado pelo soldado amarelo e passou a noite na cadeia sem merecimento. Maquina vingan�as que nunca executa devido ao seu sentimento de inferioridade e � impot�ncia diante das coisas dos homens e da natureza. Quando se inicia mais um ciclo de seca eles deixam novamente tudo para tr�s e carregam apenas as lembran�as e a esperan�a de encontrar o futuro em alguma terra desconhecida.

Bom, com este resumo iniciei minha carreira de shvoonger. Shvoonger?! Que diabo � isso? Calma que eu explico. O resumo acima foi feito para o site pt.shvoong.com, onde estou iniciando a publica��o de resumos de livros, com o pseud�nimo" JohnLendo. Tamb�m estarei fazendo tradu��es de resumos em portugu�s, ingl�s e espanhol. O site � bem legal e bastante diversificado. Al�m de livros, est�o l� tamb�m outras categorias, como: internet e tecnologia; direito e pol�tica; ci�ncias exatas; jornais; medicina e sa�de; ci�ncias sociais e ci�ncias humanas. Convido todos os meus leitores - se � que existem tantos" a visit�-lo. Quem sabe surjam novos shvoongers.

Visite meu blog:
http://www.blogdopaulista.blogspot.com

Fonte: O Autor
 
Por:  Paulo Araujo    |      Imprimir