Categoria Ecologia  Noticia Atualizada em 06-02-2008

III Caminhada Litorânea
A Pastoral da Ecologia de Marataízes esteve presente na "III Caminhada Litorânea"
III Caminhada Litorânea
Foto: Pastoral da Ecologia de Marataízes

A Pastoral da Ecologia de Marataízes esteve presente na III caminhada litorânea de Marataízes, muito bem organizada pelo grupo da ONG "Caminhadas e trilhas", coordenada por João Luiz Madureira Jr. O aspecto cultural e histórico também foi muito valorizado. A parceria entre a Pastoral e a ONG foi firmada pela afinidade dos ideais de preservação ambiental e a valorização da nosso região, que é lindíssima. Durante a caminhada (foram 18 km), tivemos a oportunidade de constatar que o nosso litoral é belíssimo, com lugares quase inexplorados, mas mesmo assim com o registro negativo do homem: O LIXO.

Seja ele jogado pelas marés, vindos de outros lugares ou depositados por quem visita ou passa pelo local. Em meio a um cenário de praias, restinga, falésias maravilhosas, lá estava ele. O descarte do nosso dia-a-dia e duas tartarugas mortas pelo caminho. Redes? Engoliu algum resíduo? Não sabemos. Durante todo o percurso, em alguns trechos, a equipe da Pastoral coletou o lixo encontrado, com a ajuda de voluntários, caminheiros sensibilizados pela beleza do lugar e com a consciência ambiental.

Não demos conta, humanamente impossível naquele momento. Voltaremos. A beleza da região ficou registrada em cada um, seja em forma de fotos, filmagens, mas principalmente no coração. Ficou a certeza de que estamos no caminho certo, mas precisamos avançar na preservação ambiental, na valorização dos nossos recursos e riquezas naturais, como também na mudança de nossos hábitos. É um trabalho de formiguinha, mas precisamos saber e entender que fazemos parte da natureza, fazemos parte do planeta...

Confira as fotos do evento























    Fonte: Pastoral da Ecologia de Marataízes
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir