Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-02-2008

Austrália diz ter provas para caso judicial contra baleeiros
O Governo australiano possui provas fotográficas que reforçam um caso judicial contra os baleeiros japoneses que operam na Antártida
Austrália diz ter provas para caso judicial contra baleeiros
Foto: AFP

Sydney, 7 fev (EFE).- O Governo australiano possui provas fotográficas que reforçam um caso judicial contra os baleeiros japoneses que operam na Antártida, disse hoje o ministro do Meio Ambiente australiano, Peter Garrett.

Em entrevista à emissora de TV australiana "Channel Nine", Garrett diz que as fotografias mostram uma baleia-minke e a sua cria mortas sendo arrastadas pela rampa de um baleeiro japonês.

"É muito decepcionante. É angustiante pensar que pode demorar 15 minutos do momento em que o arpão atinge uma baleia até sua morte, e é ainda muito mais triste pensar que há uma cria envolvida", disse o ministro.

"Defender que isto é de qualquer forma científico é continuar com a piada que se tornou este assunto desde o primeiro dia", acrescentou.

O Governo australiano condenou em diversas ocasiões o programa baleeiro japonês, desde que começou a nova estação de caça.

O Japão iniciou em novembro seu programa anual de captura de cetáceos "com fins científicos", apesar de a Comissão Baleeira Internacional ter solicitado em junho a Tóquio que o interrompesse, após uma resolução não vinculativa auspiciada pela Austrália.

No mês passado, um juiz australiano declarou ilegal a caça de baleias na reserva marítima da Austrália na Antártida, o que o Japão não reconhece por considerar que Canberra não tem jurisdição sobre esse território.

Austrália diz ter provas para caso judicial contra baleeiros japoneses.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir