Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-02-2008

Prédio-sede da entidade será reformado
Teto desabou durante incêndio do prédio que é tombado por órgãos da prefeitura e do Estado de São Paulo
Prédio-sede da entidade será reformado
Foto: Silvia Ribeiro/G1

O presidente interino da Associação Auxiliadora das Classes Laboriosas, Castro José Feijó, de 80 anos, disse que o prédio-sede da entidade será reformado assim que houver condições para início das obras.

A edificação, localizada em rua próxima à Praça da Sé, no Centro, sofreu um incêndio na madrugada de domingo (3) e, depois de uma vistoria do Corpo dos Bombeiros, foi interditada. "O prazo que a prefeitura (de cinco dias) nos deu é curto, mas estamos providenciando a contratação da empresa para fazer a remoção do material", disse Castro Feijó.

Como a estrutura não foi abalada, o risco de desabamento já está descartado. E o início da reforma é questão de tempo. "Já temos opiniões de engenheiros, que são nossos associados, dizendo que dá para aproveitar a estrutura do prédio", disse.

No entanto, será necessário aguardar o resultado dos laudos que apontarão a origem do incêndio, elaborados pelos técnicos da prefeitura e da seguradora da construção. O da prefeitura está previsto para sair em cerca de 30 dias.

Valor histórico

Como o prédio é tombado, as obras deverão ser acompanhadas pelos técnicos do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) e pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado). Os dois órgãos deverão fazer uma vistoria em conjunto já nos próximos dias.

De acordo com Castro Feijó, no entanto, o duplo tombamento do prédio deve-se mais ao seu valor histórico do que arquitetônico. "O local foi ponto de encontro de políticos e de artistas, além de receber reuniões de sindicatos", explicou. Mesmo assim, a construção não deverá sofrer alterações significativas em sua fachada e laterais.

Atendimento continua
Para o presidente da associação, o mais importante é que o atendimento aos associados não foi comprometido. "No próprio domingo (3), entramos em contato com hospitais e laboratórios para que os associados fossem atendidos", afirmou.

Além disso, a associação passou a funcionar provisoriamente em algumas salas alugadas recentemente no número 168 da Rua Venceslau Brás, paralela à Rua Roberto Simonsen, onde fica o prédio que se incendiou. "O importante é que ninguém está sendo prejudicado", ressaltou.

Presidente da 'Classes Laboriosas' diz que prédio será reformado. Edificação que pegou fogo no domingo (3) é tombado por seu valor histórico. Obras só deverão ter início depois da conclusão das perícias técnicas.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir