Categoria Politica  Noticia Atualizada em 07-02-2008

Republicano Romney deixa corrida presidencial nos EUA
Decisão ocorre após fraco desempenho na 'superterça'. Ele não venceu em nenhum estado de peso nesta semana
Republicano Romney deixa corrida presidencial nos EUA
Foto: Max Whittaker/Reuters

O republicano Mitt Romney anunciou nesta quinta-feira (7) que suspenderá sua campanha na corrida presidencial nos Estados Unidos. Na prática, ele está deixando a disputa.


Romney teve um desempenho pior do que o esperado nas primárias da última terça-feira (5), conhecidas como "superterça"" o dia em que quase metade dos estados fizeram suas prévias eleitorais.


Romney, que possui um patrimônio pessoal de cerca de USS 250 milhões (cerca de R$ 450 milhões), não conseguiu vencer as prévias republicanas em nenhum Estado importante entre os que realizaram votações na terça-feira.

Romney, ex-governador de Massachusetts e investidor de risco, perdeu em 14 dos 21 Estados que realizaram prévias republicanas na terça-feira, o maior dia de votações antes da eleição presidencial em si, marcada para o dia 4 de novembro.

Após a "superterça", o comitê de campanha do pré-candidato tentou destacar o lado positivo de seu desempenho - vitórias no Colorado, no Alasca, em Montana e em Minnesota, sem contar Utah, sede da religião mórmon, da qual é adepto, e Massachusetts, Estado que governou de 2003 a 2007.

Mas na contagem mais importante Romney contava com um número muito menor de delegados do que John McCain -269 contra 613 para o senador, segundo o jornal The Washington Post.

Um candidato republicano precisa de 1.191 delegados para conquistar a nomeação do partido.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir