Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-02-2008

Bombeiros resgatam americanos perdidos na floresta da Tijuca
Bombeiros do Alto da Boa Vista encontram os tr�s turistas americanos que estavam desaparecidos desde as 20h de quarta-feira
Bombeiros resgatam americanos perdidos na floresta da Tijuca
Foto: Paulo Alvadia/Ag. O Dia

Tr�s turistas americanos que haviam se perdido na floresta da Tijuca, na zona norte do Rio, foram encontrados por volta das 7h desta quinta-feira. Segundo o Corpo de Bombeiros, eles sofreram escoria��es leves e picadas de insetos, mas passam bem.

De acordo com Wanius de Amorim, comandante das opera��es de resgate, o m�dico Jamy Hernandes, 29, de Bufallo; o irm�o dele, o consultor de neg�cios Gabriel Hernandes, 28; e o engenheiro Joseph Hogam, 28, os dois de Los Angeles; entraram na floresta da Tijuca --que � considerada a maior floresta urbana do mundo-- por volta das 10h de ontem e subiram por trilhas at� o ponto mais alto da regi�o.

Por volta das 16h, os turistas seguiram por um caminho sem indica��es e n�o conseguiram mais voltar. Perdidos, eles telefonaram de um celular para o Consulado dos Estados Unidos, que acionou o Corpo de Bombeiros. O grupo de resgate chegou ao parque por volta de 21h, mas os turistas n�o foram localizados.

Os turistas passaram a noite em cima de uma pedra, na parte superior de uma cachoeira. Eles n�o beberam �gua nem conseguiram dormir.

Os bombeiros conseguiram contato com os turistas por volta de 1h desta quinta-feira. Outro grupo de resgate foi para o local e, com informa��es mais precisas, achou os americanos. "Por sorte eles tinham um celular", disse Amorim. "Se n�o tiv�ssemos alguns detalhes do local, o resgate demoraria bem mais."

O turistas americanos foram para o Rio para assistir aos desfiles das escolas de samba e decidiram fazer o passeio porque est�o acostumados a fazer caminhadas em parques dos EUA. Eles usavam um mapa incompleto das trilhas da Tijuca retirado da internet. Por volta das 11h, os turistas foram levados para um hotel em Copacabana.

Bombeiros resgatam americanos perdidos na floresta da Tijuca.

Fonte: www1.folha.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir