Categoria Policia  Noticia Atualizada em 07-02-2008

Polícia detém um dos mafiosos mais procurados da Itália
Vincenzo Licciardi é considerado chefe de um dos clãs da máfia napolitana Camorra
Polícia detém um dos mafiosos mais procurados da Itália
Foto: Francesco Pischetola/AFP

A polícia italiana deteve nesta quinta-feira (7) Vincenzo Licciardi, chefe de um importante clã da Camorra, a máfia napolitana, considerado um dos 30 criminosos mais procurados da Itália e foragido da justiça desde 2004.

Licciardi foi detido na localidade de Cuma, na província de Nápoles, na companhia de sua mulher, Rosaria Iodice, e de outros dois familiares, também detidos por acobertamento, informa a imprensa local.

A Polícia explicou que a detenção foi possível após três anos de investigação, mas evitou dar mais detalhes sobre a operação para não pôr em alerta outros mafiosos da Camorra procurados pela Justiça.

Contatos europeus
Em entrevista coletiva, fontes policiais explicaram que durante estes anos, Licciardi costumava se esconder durante três ou quatro meses ao ano em sua casa em Cuma, mas ele também viajou para Portugal, França e Espanha para manter os contatos com o clã Magliari, que controla as rotas de droga na Europa.

O detido era considerado o chefe do clã dos Licciardi, um dos mais importantes da Camorra, que comandava a chamada aliança entre famílias da região de Secondigliano.

A criação da aliança de Secondigliano para tomar o controle na região das "famílias" históricas da Camorra provocou uma das mais longas e sangrentas guerras mafiosas.

Licciardi tinha tomado o controle da "família" em 1994, após a morte na prisão de seu irmão Gennaro em decorrência de uma doença, e estava foragido da Justiça desde 2004 e apenas um ano depois foi emitida um mandato de prisão internacional.

O procurador nacional antimáfia, Pietro Grasso, disse hoje que a captura de Licciardi é "um novo passo na luta contra a Camorra", sobretudo no "desmantelamento" da aliança de Secondigliano.

Líder feminina
Em dezembro, a Polícia prendeu Edoardo Contini, chefe do clã mafioso homônimo, e outros 30 criminosos procurados pela Justiça.

Da família Licciardi, a personagem mais conhecida era Maria, irmã de Vincenzo, que tinha sido presa em 2001 e que foi a primeira mulher a comandar um clã da máfia l ocal.

Maria, que tinha 50 anos ao ser presa, foi chamada de "Padrina" pela imprensa e declarou que não hesitava em ordenar assassinatos e infligir castigos a seus adversários.

Polícia detém um dos mafios. os mais procurados da Itália. Vincenzo Licciardi é considerado chefe de um dos clãs da máfia napolitana Camorra.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir