Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-02-2008

Duas obras de Picasso são roubadas de centro cultural
Dois quadros de Pablo Picasso (aqui o 'Verre et Pichet', de 1944) foram roubados de uma exposição na cidade suíça de Pfäffikon na última quarta-feira
Duas obras de Picasso são roubadas de centro cultural
Foto: AFP

Genebra, 7 fev (EFE).- Dois quadros de Pablo Picasso foram roubados de uma exposição no centro cultural da cidade suíça de Pfí¤ffikon, confirmou hoje a Polícia do cantão (estado) de Schwyz.

As obras roubadas são as pinturas a óleo "Tête de Cheval" (1962) e "Verre et Pichet" (1944), que tinham sido emprestadas para a exposição pelo Museu Sprengel de Hannover, na Alemanha.

Segundo comunicado da Polícia de Schwyz, o furto ocorreu na última quarta, em horário ainda desconhecido, após os criminosos terem entrado "misteriosamente" no centro cultural.

Ainda de acordo com a Polícia, os ladrões, que estão foragidos, "saíram do edifício pouco após as 19h locais (horário de fechamento da exposição), o que ativou o alarme".

Dois seguranças constataram imediatamente que os quadros de Picasso, avaliados em milhões de euros, não estavam em seus lugares.

Esta não é a primeira vez que obras do artista espanhol são roubadas na Suíça. Desde 1980, vários crimes deste tipo foram cometidos, particularmente na galeria de arte Bollag, em Zurique.

O roubo mais espetacular ocorreu em 1994, quando um suíço e quatro italianos, condenados mais tarde a penas de quatro a cinco anos de prisão, levaram sete quadros, recuperados posteriormente pelo galerista Max Bollag graças a um intermediário.

Duas obras de Picasso são roubadas de centro cultural na Suíça.

Fonte: http://cienciaesaude.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir