Categoria Politica  Noticia Atualizada em 07-02-2008

Romney deixa corrida presidencial nos EUA
Decis�o ocorre ap�s fraco desempenho na 'superter�a'.
Romney deixa corrida presidencial nos EUA
Foto: http://www.globo.com/

O ex-governador de Massachusetts Mitt Romney anunciou nesta quinta-feira (7) que desistiu da corrida pela candidatura � presid�ncia dos Estados Unidos. Tecnicamente, Romney "suspendeu a campanha", uma forma de sair da disputa sem endossar ningu�m num primeiro momento e, ao mesmo, manter seus mais de 200 delegados. "� exatamente por que amo a Am�rica que deixo a corrida", disse num discurso a uma confer�ncia de ativistas conservadores em Washington. De acordo com o ex-governador, continuar na disputa ajudaria aqueles que querem supostamente se "render ao terror" - os democratas, na vis�o dele.

Direto de Nova York: enviado especial do G1 diz que dinastia Romney ficar� mais uma vez longe da Casa Branca

Na seq��ncia de pr�vias conhecida como "superter�a", no dia 5 de fevereiro, o ex-governador acumulou sete vit�rias, mas ficou longe de conquistar os "grandes pr�mios" da noite: Calif�rnia, Nova York e Nova Jersey. Ap�s o relativo fiasco no dia-chave, o comit� de campanha do pr�-candidato tentou destacar o lado positivo de seu desempenho" triunfos no Colorado, Alasca, Montana, Dakota do Norte e Minnesota, sem contar Utah, sede da religi�o m�rmon, da qual � adepto, e Massachusetts, estado que governou de 2003 a 2007.

A partir de agora, s� tr�s pr�-candidatos permanecem no campo republicano: o senador pelo Arizona e l�der isolado John McCain (707 delegados, segundo a contagem do jornal The Washington Post), o ex-governador do Arkansas Mike Huckabee (195 delegados) e o deputado pelo Texas Ron Paul (muita empolga��o, menos de 20 delegados). Pela regra do tudo-ou-nada em alguns estados, as pr�vias republicanas favorecem decis�es r�pidas.

Profiss�o de f�
Diante de uma plat�ia simp�tica � sua causa, Romney aproveitou nesta quinta para defender pontos centrais do que se entende como plataforma conservadora: a redu��o do campo de interfer�ncia do Estado, a den�ncia do aborto, a "guerra cultural" em defesa de valores tradicionais e a proje��o do poder americano no mundo. No discurso, o ex-governador disse estar preocupado com a possibilidade de os Estados Unidos se tornarem a "Fran�a do s�culo XXI", um "pa�s importante, mas definitivamente nenhum l�der".

Com a desist�ncia, a "dinastia" Romney fica longe da Casa Branca mais uma vez. Nos anos 60, o governador de Michigan George Romney, pai de Mitt, tentou, sem sucesso, o direito de representar o partido republicano numa corrida presidencial. Al�m de alguns sucessos pontuais, campanha do "segundo Romney" em 2007-2008 vai ser lembrada pelo que saiu do bolso dele: US$ 35 milh�es da sua fortuna pessoal, por baixo, foram gastos na campanha.

Obrigado a ouvir
Quando foi a vez de McCain falar, horas depois, a mesma plat�ia que saudou Romney aplaudiu seu advers�rio. Cada vez mais perto da indica��o, o senador pelo Arizona discursou para mostrar o que tem em comum com a ala conservadora, a mesma que n�o havia hesitado em vai�-lo mais cedo, quando seu nome foi mencionado. A cr�tica ao aborto, a defesa de um Estado menor e a �nfase na seguran�a nacional repercutiram bem entre os ouvintes. Quando o pr�-candidatofavorito tocou no t�pico "imigra��o", n�o adiantou" teve de ouvir uma vaia. Na contram�o da maioria do partido, McCain defendeu no passado uma reforma que abriria caminho � legaliza��o de milh�es de trabalhadores estrangeiros sem documentos. A proposta n�o passou.

Republicano Romney deixa corrida presidencial nos EUA
Decis�o ocorre ap�s fraco desempenho na 'superter�a'.
Ele n�o venceu em nenhum estado de peso nesta semana

Fonte: http://www.globo.com/
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir