Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-02-2008

101 animais somem de órgão ligado ao zoológico
O desaparecimento foi constatado pelo Ibama (instituto ambiental federal), após análise de documentos dos últimos três anos
101 animais somem de órgão ligado ao zoológico
Foto: Danilo Verpa/Folha Imagem

Reportagem publicada na edição desta sexta-feira da Folha de S.Paulo (íntegra disponível para assinantes do jornal ou do UOL) revela que 101 animais da fauna silvestre nativa, parte dos quais ameaçada de extinção, desapareceram de um centro de tratamento sob a guarda do governo de São Paulo que é gerenciado pela Fundação Zoológico desde 2005.

O desaparecimento foi constatado pelo Ibama (instituto ambiental federal), após análise de documentos dos últimos três anos. A suspeita de alguns fiscais é de que a falta de controle de entrada e saída dos bichos encubra um esquema de desvio e de comércio ilegal dos animais.

No último dia 31, uma multa de R$ 189,5 mil foi aplicada ao zoológico, mas ontem, após contato da Folha, a assessoria do instituto informou que seria suspensa por avaliar que os problemas só ocorreram até 2004, informa a reportagem.

Entre os bichos que sumiram das dependências do Cemas (Centro de Manejo de Animais Silvestres), localizado no Horto Florestal (zona norte de São Paulo), estão quatro espécies ameaçadas de extinção. Uma --o cardeal-amarelo-- é classificada como "criticamente em perigo" (risco extremamente alto); e três --o pixoxó, o gato-do-mato pequeno e o macaco sauá-- são "vulneráveis" (risco alto).

Procurado, o diretor-presidente da Fundação Parque Zoológico, Paulo Bressan, diz que o Cemas não era gerenciado pela instituição no período em que ocorreram os problemas de desaparecimento de animais --até janeiro de 2005, o Cemas era ligado à Fundação Florestal, órgão do governo do Estado. De acordo com ele, como a investigação da Polícia Federal corre em segredo de Justiça, seria "leviano" afirmar que houve tráfico de animais.

101 animais somem de órgão ligado ao zoológico.

Fonte: www1.folha.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir