Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-02-2008

Joanna Maranhão diz ter sido molestada
Nadadora brasileira revela que foi abusada sexualmente na infância
Joanna Maranhão diz ter sido molestada
Foto: Alexandre Durão

A nadadora brasileira Joanna Maranhão revelou ter sido molestada sexualmente na infância. Em entrevista à "Gazeta Esportiva", Joanna contou que era abusada pelo seu técnico dentro da piscina quando tinha apenas nove anos. Segundo ela, o trauma acabou afetando também seu desempenho no esporte, mas, agora, já acredita estar recuperada e pensa até em fazer um projeto social para crianças que sofrem este tipo de abuso.

- A verdadeira historia é que na infância fui molestada pelo meu técnico. Mas a mente tem um poder incrível e durante todos esses anos eu tentei convencer a mim mesma que nada daquilo tinha acontecido, que tinha sido fruto da minha imaginação. Mas como uma onda muito forte, dez anos depois eu fui tomando consciência de tudo que eu tinha sofrido. Foi muito doloroso, foi um processo lento. Freqüentei psiquiatra e psicólogo, porque eu precisava colocar aquilo tudo para fora. Durante esse processo, tudo na minha vida sofreu as conseqüências e com a natação não poderia ter sido diferente" disse a atleta na entrevista.

A brasileira revelou também alguns traumas que surgiram depois do abuso sexual. Segundo ela, até mesmo sua "personalidade forte" e sua "agressividade" são conseqüências do que sofreu na infância.

- O medo de cair na piscina vinha daí. Os abusos aconteciam no clube, dentro da piscina. Foi muito traumatizante, não foi fácil, mas eu superei. Depois do tratamento comecei a pesquisar as conseqüências e via que muito da minha personalidade, muito da minha "agressividade" vinha daí" contou Joanna, que não pretende procurar a Polícia ou a Justiça para fazer a denúncia.

Na entrevista, Joanna Maranhão também falou sobre a busca pelo índice olímpico e voltou a criticar a falta de apoio da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos. A nadadora disse, inclusive, que o presidente da CBDA, Coaracy Nunes, tem um "problema pessoal" com ela.

Joanna Maranhão diz ter sido molestada. Nadadora brasileira revela que foi abusada sexualmente na infância.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir