Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 08-02-2008

Produção industrial fecha ano o melhor resultado desde 2004
Ainda assim, dezembro foi segundo mês consecutivo de queda no setor.Desempenho do ano foi apoiado no aquecimento da demanda doméstica, segundo o IBGE
Produção industrial fecha ano o melhor resultado desde 2004
Foto:

A produção industrial brasileiro fechou 2007 com crescimento de 6,0%, o maior desde os 8,3% registrados em 2004, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado supera por larga margem os observados em 2006, de 2,8%; e 2005, de 3,1%.

Apesar do bom resultado no ano, os dados referentes a dezembro mostram queda na atividade do setor. No mês, a produção industrial recuou 0,6% frente a novembro, na série com ajuste sazonal. Foi a segunda taxa negativa consecutiva, acumulando perda de 2,6% nesse período.

Segundo o IBGE, o desempenho industrial de 2007 foi apoiado principalmente no aquecimento da demanda doméstica, por conta da manutenção da expansão do crédito, do aumento da ocupação e da renda e da ampliação dos investimentos.

Veículos
O setor automotivo exerceu o maior impacto de alta no desempenho do setor no ano. Mas, na contramão, foi também o maior responsável pelo recuo registrado na passagem de novembro para dezembro.

No ano, os setores de veículos automotores e máquinas e equipamentos tiveram os crescimentos de maior impacto, de 15,2% e 17,7%, respectivamente. Também tiveram destaque os resultados positivos de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (14,0%); outros produtos químicos (5,7%); metalurgia básica (6,8%); indústria extrativa (5,8%) e alimentos (2,5%).

Já na comparação entre meses consecutivos, o recuo da indústria em dezembro atingiu 16 dos 27 ramos pesquisados. O principal impacto negativo veio de veículos automotores, com recuo de 6,2%. Após crescer 8,7% em outubro, o setor assinalou a segunda queda consecutiva, acumulando uma perda de 11,0% nestes dois meses.

Outras contribuições negativas relevantes vieram de edição e impressão (-8,9%) e de máquinas para escritório e equipamentos de informática (-11,1%).

Mais altas
De acordo com os dados do IBGE, a indústria cresce há 17 trimestres consecutivos frente a igual período do ano anterior. O avanço do quarto trimestre de 2007, de 8,0%, é o maior desde os 10,4% registrados no terceiro trimestre de 2004.

No mês, em relação a dezembro de 2006, a indústria cresceu 6,4%. No quarto trimestre de 2007, a produção foi 1,9% superior ao trimestre imediatamente anterior.

Produção industrial fecha ano o melhor resultado desde 2004.

Ainda assim, dezembro foi segundo mês consecutivo de queda no setor.Desempenho do ano foi apoiado no aquecimento da demanda doméstica, segundo o IBGE.

Fonte: http://g1.globo.com
 
Por:  Miguel R. Pereira Netto    |      Imprimir