Categoria Economia  Noticia Atualizada em 08-02-2008

Fim de tarifa de importação de trigo pode baratear pãozinho
Governo zerou imposto de importação para trigo vindo de fora do Mercosul
Fim de tarifa de importação de trigo pode baratear pãozinho
Foto: Reprodução

Só nos últimos quatro meses, o brasileiro pagou quase 5% a mais pelo quilo do pãozinho francês. Segundo o Índice de Preços ao Consumidor da Fipe (IPC), medido em São Paulo, de outubro de 2007 a janeiro deste ano o quilo do pão ficou 4,85% mais caro.

Outros produtos feitos com o trigo também subiram: o macarrão e a farinha tiveram alta de quase 10%. O fim da tarifa de importação de trigo, no entanto, pode baratear o preço dos produtos.

Os reajustes acontecem desde o fim do ano passado, influenciados pelo preço do trigo que o Brasil importa. O país só produz cerca de 37% do trigo que consume - o restante é comprado dos Estados Unidos, Canadá e, principalmente, da Argentina, que havia deixado de vender o produto no fim do ano, mas, agora, deve retomar o comércio internacional.

Tarifa
Para facilitar a entrada de trigo no Brasil com preços mais baixos, o governo zerou na quarta-feira (6) o imposto de importação para o produto que vem de fora do Mercosul. A tarifa vigente era de 10%. A medida vale até 30 de junho e é limitada à compra de um milhão de toneladas.

Sem a tarifa, o preço do trigo deve cair. Os economistas prevêem que, com a medida, o pãozinho ficará mais barato. "Esperamos que o preço do pão francês, por conta dessa medida, tenha uma queda da ordem de 3%, e o preço do macarrão da ordem de 5%", afirma Márcio Nakane, coordenador da Fipe.

Mas as panificadoras afirmam que o aumento do preço do trigo nos últimos meses não foi totalmente repassado ao pãozinho. Com isso, o produto agora não deve ficar mais barato. "Durante todo o ano passado nós conseguimos repassar apenas 5% no preço final do pão, quanto ideal teria sido de 10% a 12%", diz Antero José Pereira, representante da indústria de panificação. "Com isso, não tem condições de baixar o preço do pão".

Fim de tarifa de importação de trigo pode baratear pãozinho. Governo zerou imposto de importação para trigo vindo de fora do Mercosul.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir