Categoria Policia  Noticia Atualizada em 09-02-2008

Termina rebelião em cadeia do interior de SP.
Conflito em Pitangueiras terminou após cerca de 5 horas, por volta das 12h30.
Termina rebelião em cadeia do interior de SP.

Depois de cinco horas, terminou por volta das 12h30 deste sábado (9) a rebelião na cadeia de Pitangueiras, a 364 km de São Paulo. O conflito só acabou com a chegada de uma advogada ao prédio, a pedido dos presos. Um carcereiro ficou ferido, mas sem gravidade.

Uma lista de reivindicações, que incluía melhor atendimento, mais limpeza e transferência de presos do local, foi exposta aos policiais. Os presos reclamavam principalmente da superlotação. No local, até o início da manhã, estavam 70 presos, mas a capacidade é para 24.

A confusão começou durante o café da manhã com uma tentativa de fuga em massa. Os presos renderam um carcereiro, que chegou a ser ferido no tórax por um tiro de raspão. Os agentes penitenciários reagiram e conseguiram conter a fuga em massa. Apesar da ação, cerca de dez presos conseguiram escapar. Até o final da manhã, três deles tinham sido recapturados.

Após a tentativa frustrada, os presos se rebelaram. Eles fizeram o carcereiro e um agente penitenciário de reféns, tomaram suas duas armas e subiram no telhado da cadeia. O local foi cercado por policiais militares da cidade e do Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil (GOE) de Sertãozinho, a 335 km de São Paulo, seccional responsável por Pitangueiras. Além da advogada, os presos exigiram a presença de parentes e dos detentos recapturados durante a fuga.

Dois presos do local, que são acusados de estupro, também foram feitos reféns. Segundo a polícia, durante todo o período os rebelados falavam ao telefone celular, dando a entender que obedeciam ordens. Após a chegada da advogada, porém, eles decidiram liberar os reféns e soltar as armas.

Por volta das 13h30, policiais do GOE faziam uma revista na cadeia. O delegado seccional de Sertãozinho, Carlos Roberto Maldono, disse que não há previsão para transferência dos presos e que a superlotação é um problema no estado interiro, mas afirmou que fará o possível para melhorar a situação dos presos. Ele acrescentou que irá investigar a procedência dos celulares e das ligações que foram feitas pelos presos.

Termina rebelião em cadeia do interior de SP.
Conflito em Pitangueiras terminou após cerca de 5 horas, por volta das 12h30.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir