Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-02-2008

Presos de Minas Gerais convivem com ratos e sarna
Presos da carceragem de Contagem, em Minas Gerais; local tem 50 presos, � malcheiroso e tem, ainda, baratas, ratos e lacraias em celas
Presos de Minas Gerais convivem com ratos e sarna
Foto: Bruno Magalh�es/Ag�ncia Nitro/Folha Imagem

Baratas, ratos, lacraias e 50 homens dividindo, 24 horas por dia, cub�culos de 30 m2. Alguns t�m doen�as como sarna, rub�ola e ferimentos que n�o sabem explicar. Essas foram as condi��es que a reportagem da Folha constatou em duas carceragens de Minas Gerais, administradas pelo governo A�cio Neves (PSDB-MG).

A Folha falou com presos, familiares e policiais civis do Estado e entrou na carceragem de Contagem (regi�o metropolitana de Belo Horizonte) e na cadeia p�blica em Ouro Preto (89 km da capital mineira).

Apenas alguns minutos foram suficientes para sentir o odor de suor, urina e fezes e verificar a situa��o de homens que nunca tomam banho de sol. Para caberem todos, � preciso ficar de p� o tempo todo. Quem se senta dorme em meio a ratos e lacraias.

Hist�rias desumanas contadas pelos presos, como a de um homem espancado que teve o cad�ver comido por ratos, s�o confirmadas por policiais. N�o h� m�dicos e o abandono chega ao extremo de o porteiro ser um dos pr�prios detentos, em regime semi-aberto.

As constru��es apertadas --que deveriam comportar, no m�ximo, seis pessoas- possuem fia��es expostas e vazamentos. Nos locais que visitou, a Folha tamb�m n�o encontrou extintores em condi��es de uso. Inc�ndios causaram a morte de 33 presos em acidentes em Ponte Nova (180 km de BH), em agosto passado, e em Rio Piracicaba (127 km da capital), na noite de 1� de janeiro.

Maur�cio Campos J�nior, que h� um ano � titular da Secretaria da Defesa Social de Minas, disse que os casos constatados pela reportagem s�o resqu�cios de uma situa��o que deve ser apagada com o "processo acelerado" de melhorias nas cadeias mineiras.

Procurado pela reportagem, o governador A�cio n�o comentou o caso.

Presos de Minas Gerais convivem com ratos e sarna.

Fonte: www1.folha.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir