Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 11-02-2008

Fogo destrói portal histórico na Coréia do Sul
Um incêndio em Seul, capital da Coréia do Sul, destruiu parte de um portal de mais de quinhentos anos de idade
Fogo destrói portal histórico na Coréia do Sul
Foto: Yonhap/Ahn Joung-hwan/AP

Um incêndio em Seul, capital da Coréia do Sul, destruiu parte de um portal de mais de quinhentos anos de idade. A construção é uma das principais atrações turísticas da cidade.

O portal foi construído no século 14 e é considerado o maior tesouro histórico da Coréia.

O fogo começou na noite de domingo e mais de 100 bombeiros tentaram apagar as chamas.

Mas apesar do esforço, a estrutura de madeira que ficava apoiada sobre pilares de pedras foi completamente destruída em quatro horas e sobrou apenas a base de rocha. O incêndio não deixou vítimas fatais.

Investigação
A polícia está investigando o caso, mas acredita que o fogo foi propositalmente causado por vândalos.

Segundo informações da edição online do jornal coreano Korea Times, a polícia interrogou um taxista que disse ter visto um homem de aparentemente 50 anos subir as escadas do portal, acender algo que se parecia com fogos de artifício e depois fugir.

O presidente recém eleito Lee Myung-bak visitou a área do incêndio nesta segunda e disse à imprensa internacional que o cenário era "de quebrar o coração". "O coração do povo vai doer", enfatizou.

O portal era comumente chamado Namdaemun (Grande Portal do Sul) e marcava a entrada principal da cidade de Seul.

Primeiramente construída em 1398 e reconstruída em 1447, a estrutura de madeira foi inúmeras vezes restaurada e era a mais antiga da cidade.

Há dois anos o portal foi reaberto à visitação do público pela primeira vez desde 1907.

A edificação tinha dois andares e recebeu o status de "Tesouro Nacional Número 1" em 1962, quando já tinha sobrevivido a mais de cinco séculos e meio de história.

Estimativas iniciais sugerem que serão necessários três anos para reconstruir a estrutura e a obra custará cerca de US$21 milhões.

Há menos de três anos, outro incêndio destruiu um importante marco histórico e turístico, o precioso Sino de Bronze e o templo budista de Naksan, um dos mais antigos da Coréia do Sul.

Fogo destrói portal histórico na Coréia do Sul.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir