Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 11-02-2008

Kung fu virtual agita primeiro dia da Campus Party
"Kick ass kung fu" reconhece socos e chutes do jogador
Kung fu virtual agita primeiro dia da Campus Party
Foto: Renato Bueno/G1

Um dos estandes mais procurados pelos visitantes da Campus Party nesta segunda-feira (11) � do "Kick ass kung fu", jogo que transforma o usu�rio em lutador em uma arena com tel�o e uma c�mera que captura movimentos. O evento realizado no Pr�dio da Bienal, no Parque do Ibirapuera, � a primeira edi��o brasileira do "festival" de tecnologia criado h� dez anos na Espanha.

Ao entrar no ringue virtual, o jogador tem sua imagem digitalizada pela c�mera, que reproduz seu visual e todos os movimentos no tel�o. No melhor estilo "Mortal kombat" e "Street fighter", surgem os inimigos e suas respectivas barras de energia - um deles lembra Bruce Lee. O jogador pode se movimentar, fugir do golpes, dar socos e chutes para vencer os advers�rios.

"Kick ass kung fu" foi criado na Finl�ndia e vem sendo desenvolvido a cada ano, diz Ari Nyk��nen, um dos respons�veis pelo projeto. Ele lembra que os jogos do Commodore 64, um dos primeiros videogames da hist�ria, foram uma boa refer�ncia para a cria��o do game e n�o descarta uma vers�o comercial do projeto.

Casa nova
At� o dia 17, o pr�dio da Bienal ser� a casa de cerca de tr�s mil pessoas que se inscreveram na primeira edi��o brasileira do Campus Party, refer�ncia para os "geeks" (f�s de tecnologia) no ver�o Europeu. A vers�o brasileira do evento ter� cobertura completa do G1.

Os visitantes inscritos, que podem levar computador e ficar acampados em barracas, v�o participar de competi��es de games, oficinas de astronomia e m�sica e palestras sobre software livre e internet.

Em sua estr�ia no Brasil, o evento ser� dividido em duas partes: exposi��o e arena. A exposi��o ser� aberta ao p�blico e ter� palestras, mas n�o dar� acesso � arena, onde o evento realmente "acontece".

� na arena que vai ficar o participante que se inscreveu pelo site do evento e pagou a taxa de R$ 100. Ele poder� acampar na Bienal durante a semana, levando computador e itens pessoais para "sobreviver" entre as atividades e competi��es on-line. A programa��o da Campus Party est� dispon�vel no site oficial em formato PDF.

Est�o confirmadas palestras de Steven Johnson, que lan�ar� livros sobre comunica��o digital, Jon "Maddog" Hall, c�lebre programador de Linux, e de Marcos Pontes, o astronauta brasileiro. Nicholas Negroponte, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), e o f�sico Stephen Hawking s�o outros "padrinhos" que j� participaram do evento em anos anteriores, mas n�o vir�o para o Brasil.

Lan-house gigante
A arena de games da Campus Party vai oferecer oficinas, campeonatos e atividades envolvendo jogos como "BioShock", "Crysis" e "Fifa 08". As oficinas v�o dar instru��es pr�ticas de como "ajustar o computador para jogos" e at� "criar uma tela LCD para monitorar atividades do micro".

As competi��es que acontecem durante a semana v�o reunir os participantes em 12 jogos, de "Call of duty 4" a "Need for speed pro street". O torneio de "Counter-Strike", segundo coment�rios nas comunidades de jogadores, seria cancelado devido � proibi��o da venda do jogo no Brasil. A organiza��o do Campus Party, por�m, n�o se pronunciou oficialmente.

Marco Quesada � o respons�vel pela organiza��o da "lan-house" gigante, que promete tr�s mil tomadas e entradas de internet para os prov�veis tr�s mil inscritos. Quem preferir deixar o computador em casa vai poder alugar uma m�quina quando chegar ao "acampamento".

Marco organiza essas reuni�es (em ingl�s, "lan party") desde 2000, e j� participou de eventos como a World Cyber Games (WCG), uma das refer�ncias do ciberesporte mundial. O alcance da balada "tech" que nasceu na Espanha, por�m, � maior. "A WCG caberia dentro da Campus Party", compara Marco.

Campus Party Brasil
Local: Pr�dio da Bienal - Parque do Ibirapuera, S�o Paulo / SP
Data: 11/02 a 17/02
Inscri��es: http://www.campus-party.com.br
Pre�o: R$ 100, com direito a acampamento durante a semana. A entrada � gratuita para a �rea de exposi��es.

Kung fu virtual agita primeiro dia da Campus Party. "Kick ass kung fu" reconhece socos e chutes do jogador.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir