Categoria Politica  Noticia Atualizada em 11-02-2008

Lula anuncia internet rápida em todas as escolas públicas .
Programa sairá em parceria com iniciativa privada. Foco será as instituições de ensino urbanas, segundo disse em pronunciamento
Lula anuncia internet rápida em todas as escolas públicas .

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, em pronunciamento de rádio e televisão nesta segunda-feira (11), que o governo lançará um programa para abastecer com internet rápida todas as escolas públicas urbanas do país até 2010.

"Nos próximos dias estaremos lançando, em parceria com a iniciativa privada, um programa que, até 2010, levará internet em banda larga a todas as 55 mil escolas públicas urbanas do país, um passo gigantesco no caminho da inclusão digital e da qualificação do ensino", disse Lula.

O pronunciamento do presidente foi feito para marcar o início do ano letivo. "Nesta semana, 57 milhões de estudantes estão de volta às aulas. É um número fabuloso, maior que a população de muitos países. Mas cabe uma pergunta: será que, além de aumentar a quantidade de alunos, o país está conseguindo também melhorar a qualidade do seu ensino?", indagou o presidente.

Lula citou as diversas iniciativas e os números do governo na área e fez um apelo para que pais e mães dos alunos tenham participação ativa na vida da escola freqüentada pelo filho. "Saibam como ela está se saindo na Prova Brasil, apóiem os professores. Mas também marquem em cima, cobrem resultados. Sejam parceiros dos seus filhos no aprendizado. E deixem claro para eles que estudar é importante para conquistar uma vida melhor e construir um país mais justo", disse.

'Desempenho educacional crítico'
Nas ações do governo federal, o presidente lembrou o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica como iniciativas para melhorar a qualidade do ensino público. Ele disse que haverá uma ação específica do Ministério da Educação nos 1.242 municípios com "desempenho educacional crítico".

"Só no ano passado, firmamos com os municípios convênios para a construção de 500 novas creches e pré-escolas para 100 mil crianças até cinco anos de idade. Nos últimos anos, foram criadas 47 novas escolas técnicas. Até 2010, serão inauguradas mais 167, um recorde", disse.

"No ensino superior, criamos 10 novas universidades federais e implantamos 52 novas extensões universitárias. Além disso, oferecemos 400 mil bolsas do Prouni nas faculdades particulares e, nos próximos quatro anos, serão oferecidas mais 400 mil novas vagas de ingresso nas universidades públicas", listou o presidente no pronunciamento gravado na manhã desta segunda no Palácio da Alvorada.

Lula anuncia internet rápida em todas as escolas públicas .
Programa sairá em parceria com iniciativa privada.
Foco será as instituições de ensino urbanas, segundo disse em pronunciamento.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir