Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-02-2008

EUA prendem quatro por espionagem
Em dois casos separados informa��es seriam passadas para a China
EUA prendem quatro por espionagem

Quatro pessoas foram presas nos Estados Unidos sob acusa��o de espionagem para o governo da China. As quatro pris�es ocorreram no mesmo dia mas se referem a dois casos diferentes, segundo o correspondente da BBC em Washington, Vincent Dowd.



O primeiro caso se refere a um ex-engenheiro da Boeing de 72 anos, Dongfan Chung, detido na Calif�rnia e acusado de espionar para o governo chin�s desde o final da d�cada de 70.

Chung nasceu na China, mas � cidad�o americano e trabalhou na Boeing at� 2006. Ele teria passado informa��es sobre detalhes de projetos como o de �nibus espaciais da Nasa, do avi�o militar de transporte C-17 e do foguete Delta 4.

Se for considerado culpado, Chung poder� ser condenado a 100 anos de pris�o.

No outro caso de espionagem, dois homens e uma mulher s�o acusados de entregar para a China documentos do Departamento de Defesa dos Estados Unidos a respeito de Taiwan.

'Espionagem cl�ssica'
O segundo caso � descrito pelo subsecret�rio de Justi�a americano Kenneth Wainstein como uma "opera��o cl�ssica de espionagem".

Um dos detidos � Gregg William Bergersen, um analista que trabalhava para uma ag�ncia do Departamento de Defesa americano. Ele foi acusado de receber dinheiro em troca de segredos do departamento, principalmente os relativos �s vendas de equipamentos militares americanos a Taiwan.

Tamb�m foi preso Tai Shen Kuo, que tem passaportes de Taiwan e dos Estados Unidos. Ele teria conseguido as informa��es com Bergersen.

A terceira pessoa presa � Yu Xin Kang, cidad� chinesa que vive nos Estados Unidos e teria transmitido as informa��es de Kuo para autoridades na China, segundo promotores.

"A amea�a � muito simples. � uma amea�a � nossa seguran�a nacional e � nossa posi��o econ�mica no mundo, uma amea�a colocada pelos incessantes esfor�os de servi�os secretos de outros pa�ses para penetrar em nosso sistema de seguran�a e roubar nossa tecnologia militar e informa��es", afirmou Kenneth Wainstein.

Segundo o correspondente da BBC em Washington, Vincent Dowd, os Estados Unidos n�o querem ter problemas diplom�ticos com a China, principalmente devido � proximidade das Olimp�adas de Pequim.

Mas, no segundo semestre de 2007 a diretoria da Ag�ncia Nacional de Intelig�ncia americana afirmou que as atividades de espionagem da China nos Estados Unidos est�o se aproximando dos n�veis observados durante a Guerra Fria.

EUA prendem quatro por espionagem. Em dois casos separados informa��es seriam passadas para a China.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir