Categoria Ci�ncia e Sa�de  Noticia Atualizada em 12-02-2008

Febre amarela pode ter provocado morte de mais dois macacos
Animais foram encontrados mortos em S�o Jos� do Rio Preto e Bady Bassitt
Febre amarela pode ter provocado morte de mais dois macacos

Um macaco foi encontrado morto nesta segunda-feira (11) no bairro de Redentora, em S�o Jos� do Rio Preto, a 440 km de S�o Paulo, com suspeita de febre amarela. Com este, sobe para 27 o n�mero de animais mortos na regi�o noroeste do estado que podem ter sido contaminados pela doen�a.

Outro animal foi achado na zona rural de Bady Bassitt, a 450 km da capital, durante o �ltimo fim de semana. Ele tamb�m foi encaminhado nesta segunda para exames no Centro de Zoonozes de S�o Jos� do Rio Preto.

A Secretaria de Sa�de de Bady Bassitt informou que a morte do animal pode ser sido causada por uma descarga el�trica. Entretanto, a hip�tese de que o macaco tenha morrido de febre amarela n�o foi descartada. O resultado do exame deve sair em 30 dias.



Vacina��o
A descoberta da morte de um macaco, cuja suspeita � de que tenha sido provocada pelo tipo silvestre da doen�a, motivou a vacina��o preventiva na cidade de Zacarias, a 567 km de S�o Paulo, desde o �ltimo dia 5. No interior de S�o Paulo, 15 munic�pios s�o considerados �rea de risco.

T�cnicos da Divis�o Regional de Sa�de dividiram a cidade em dois pontos. A vacina��o come�ou primeiro na zona rural. Exames comprovaram que um macaco encontrado morto na regi�o estava contaminado com a doen�a.

A vacina��o contra a febre amarela est� sendo refor�ada em 13 munic�pios de S�o Paulo, desde que o Instituto Adolfo Lutz confirmou a morte de dois macacos v�timas da doen�a.

Febre amarela pode ter provocado morte de mais dois macacos. Animais foram encontrados mortos em S�o Jos� do Rio Preto e Bady Bassitt.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir