Categoria Politica  Noticia Atualizada em 12-02-2008

Parlamento australiano inicia trabalhos com cerimônia
Primeiro-ministro Kevin Rudd (de terno) recebe líderes aborígenes no Parlamento da Austrália
Parlamento australiano inicia trabalhos com cerimônia
Foto: AFP

CANBERRA, 12 Fev 2008 (AFP) - O Parlamento australiano abriu nesta terça-feira o ano legislativo de maneira inédita, com uma cerimônia tradicional aborígene, que ilustrou a vontade de reconciliação do novo governo trabalhista com o povo indígena da Austrália.

Uma anciã da tribo Ngambri tribe, proprietária ancestral do terreno em que está construído o edifício do Parlamento, presidiu a cerimônia de "boas-vindas ao país", que incluiu a entrega de "um bastão mensagem", presente tradicional, ao primeiro-ministro Kevin Rudd.

Vestida com uma capa de pele, Matilda House-Williams explicou aos parlamentares que "o bastão mensagem é um meio de comunicação utilizado há milhares de anos pelos aborígenes para contar a história de nosso povo".

A anciã recordou que na inauguração do antigo edifício do Parlamento, há 80 anos, um aborígene, Jimmy Clemens, sozinho e descalço, foi barrado pela polícia.

Kevin Rudd, premier desde novembro do ano passado, declarou: "O governo quer prestar uma homenagem aos proprietários da terra na qual está construído o Parlamento e os proprietários tradicionais de todas as terras do continente australiano.

Rudd deve perdir desculpas oficialmente na quarta-feira à "geração roubada", como são conhecidas as milhares de crianças aborígenes retiradas à força de suas famílias há algumas décadas e que foram levadas para instituições ou lares europeus para obter sua assimilação.

O conservador John Howard, antecessor de Kevin Rudd, se negou durante 10 anos a pedir desculpas.

Parlamento australiano inicia trabalhos com cerimônia aborígene.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir