Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-02-2008

Joanna Maranhão fala sobre abuso sexual
A nadadora Joanna Maranhão falou pela primeira vez sobre o trauma de ter sido molestada sexualmente aos nove anos por um treinador
Joanna Maranhão fala sobre abuso sexual
Foto: http://globoesporte.globo.com

A nadadora Joanna Maranhão falou pela primeira vez sobre o trauma de ter sido molestada sexualmente aos nove anos por um treinador após ter revelado o fato em entrevista na última sexta-feira, durante seus treinamentos na França. A atleta, que está no Brasil para o enterro de um tio, disse que os pais precisam estar mais presentes para evitar que seus filhos sofram abusos semelhantes.

- A minha mãe trabalhava muito. Eu ficava muito com ele, era uma relação de confiança. Acho que os pais precisam ser mais presentes, ter uma relação mais aberta (com seus filhos) - afirma a nadadora, em entrevista ao programa "SporTV News".

Emocionada, Joanna disse ainda que o ocorrido prejudicou sua vida em todos os sentidos, e não apenas na natação.

- Durante anos, eu reprimi o que aconteceu. Durante a terapia, fui entendendo que precisava me lembrar de tudo para seguir em frente. Isso me afetou não só no esporte, mas no namoro, em tudo.

"Teve dias em que ela não conseguiu treinar porque não conseguiu dormir pensando no que aconteceu. Isso pode ter afetado muito o desempenho dela"
João Reynaldo Nikita, técnico de Joanna
O técnico da atleta, João Reynaldo Nikita, revelou que Joanna chegou a faltar aos treinos por não conseguir lidar com a situação.

- Além dos pais e professores, é preciso que as direções dos clubes tenham um controle muito grande sobre isso. Ela apresentava comportamentos conflitantes de um dia para o outro, às vezes no mesmo treino. Teve dias em que ela não conseguiu treinar porque não conseguiu dormir pensando no que aconteceu. Isso pode ter afetado muito o desempenho dela.

Joanna Maranhão fala sobre abuso sexual. Nadadora faz alerta para que sua história não se repita: 'Pais devem ser mais presentes'.

Fonte: http://globoesporte.globo.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir