Categoria Politica  Noticia Atualizada em 12-02-2008

Oposição ameaça obstruir Senado por cargo em CPI mista
Líderes do DEM e do PSDB prometem parar votações se não houver acordo PMDB deseja ocupar a presidência e PT quer ficar com a relatoria.
Oposição ameaça obstruir Senado por cargo em CPI mista

Os líderes da oposição avisaram que irão obstruir a pauta do Senado paralisando as votações caso o governo ocupe os cargos de presidente e relator da CPI mista dos Cartões. PSDB e DEM reivindicam ocupar um dos cargos, mas PMDB e PT já se articulam para ficar com presidência e relatoria, respectivamente.

Arthur Virgílio (AM), líder do PSDB, afirmou que a estratégia do confronto será adotada caso o governo não tope um acordo. "Vamos obstruir, só não vamos começar hoje porque o Garibaldi (Alves, presidente do Senado) pediu para não começar o ano assim".

O líder do DEM, José Agripino (RN), repete o discurso. "Se não for feito um acordo, dentre outras coisas, nós vamos obstruir a pauta". A oposição acredita que se os dois cargos ficarem nas mãos de aliados a investigação não irá prosperar.

Valdir Raupp (RO), líder do PMDB no Senado, anunciou hoje a indicação de Neuto de Conto (SC) para a presidência da futura Comissão. A bancada do PT da Câmara reivindica a relatoria. Luiz Sérgio (RJ), que deixa a liderança hoje, e José Eduardo Cardozo (SP), secretário-geral do partido, são os mais cotados.

Apesar do discurso forte, a oposição ainda acredita em uma composição. Agripino afirmou que na reunião dos líderes do Senado foi possível perceber que a maior parte dos integrantes da base do governo concorda com a tese da divisão de forças.

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), afirmou que ainda não há definição sobre os cargos na CPI. Ele ressaltou que o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) sequer protocolou o requerimento até então. "Não está nada definido porque o requerimento nem foi entregue ainda. A discussão sobre a CPI será harmônica", diz Jucá.

O presidente do Senado garantiu que a polêmica não vai atrapalhar os trabalhos na Casa. "Os desentendimento sobre a CPI não vão parar o Senado. Isso eu garanto". Ele defendeu que a oposição tenha direito a um dos cargos principais na Comissão.

Fonte: www.g1.com.br
 
Por:  Leonardo da Silva Vieira    |      Imprimir