Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-02-2008

Clima de medo toma conta de Timor
Presidente j� passou por duas cirurgias. Soldados australianos devem chegar nesta ter�a ao pa�s onde se fala a l�ngua portuguesa
Clima de medo toma conta de Timor
Foto: G1

O Timor Leste, pa�s da �sia onde se fala a l�ngua portuguesa, est� em suspense. A popula��o acompanha a recupera��o do presidente Jos� Ramos-Horta, que j� sofreu duas cirurgias, e espera a chegada de tropas da Austr�lia para refor�ar a seguran�a.

Nas ruas de D�li, onde h� toque de recolher, o sil�ncio � muito mais um sinal de medo do que de tranq�ilidade. � uma paz muito fr�gil, sustentada por tanques e armas pesadas. Ao todo, 120 soldados partem da Austr�lia ainda nesta ter�a-feira (12) para aumentar o policiamento e procurar pelos rebeldes.

A fragata australiana ancorada no porto � mais uma advert�ncia aos que ainda pensam em se rebelar. O Conselho de Seguran�a da ONU pediu calma aos timorenses. Enquanto o mundo condena os atentados, o pa�s entra em mais uma noite de incertezas.

� dif�cil saber at� mesmo quantos tiros o presidente Jos� Ramos Horta levou. O que mais preocupa agora s�o os ferimentos no pulm�o direito de Ramos- Horta. Ele j� foi operado duas vezes e deve passar por, pelo menos, mais duas cirurgias durante a semana. O estado de coma induzido deve se prolongar at� quinta-feira (14).

Em meio a tantas d�vidas, os analistas internacionais t�m uma certeza: se Ramos Horta se recuperar, ele volta ao poder fortalecido, na figura do her�i que o Timor precisa para unir o pa�s.

Clima de medo toma conta de Timor. Presidente j� passou por duas cirurgias. Soldados australianos devem chegar nesta ter�a ao pa�s onde se fala a l�ngua portuguesa.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir