Categoria Policia  Noticia Atualizada em 12-02-2008

Iraque busca jornalistas americanos seqüestrados
Repórteres foram levados domingo de Basra, no sul do país. Jornalistas ficaram sob a mira de armas
Iraque busca jornalistas americanos seqüestrados
Foto: G1

As forças de segurança iraquianas iniciaram nesta terça-feira (12) intensas buscas para encontrar dois repórteres do canal de televisão americano CBS seqüestrados domingo em Basra (no sul do país), informou o porta-voz do ministério do Interior em Bagdá, general Abdel Karim Jalaf.

"São jornalistas que fazem seu trabalho e seus seqüestradores são criminosos que serão julgados", acrescentou.

A polícia se mobilizou ao redor do hotel onde os dois jornalistas foram seqüestrados por homens armados na cidade portuária de maioria xiita.

Segundo funcionários do hotel entrevistados pela agência France Presse na segunda-feira, um grupo de dez homens à paisana entrou no hotel e fez perguntas sobre quem estava hospedado. "Eles retornaram mais tarde a bordo de jipes. Estavam armados. Foram ao quarto dos jornalistas da CBS e os levaram sob a mira das armas", disse um funcionário, cuja identidade não foi revelada.

Radicais
A milícia do clérigo radical xiita Moqtada al-Sadr, o exército de Mahdi, muito influente em Basra, condenou o seqüestro.

"Denunciamos e condenamos o seqüestro de todos os jornalistas no Iraque e em Basra em particular", afirma um comunicado assinado por Harith al-Atharie, porta-voz do movimento sadrista em Basra.

O movimento pede a libertação dos jornalistas e que as forças de segurança iraquianas não façam acusações sem provas.

Iraque busca jornalistas americanos seqüestrados. Repórteres foram levados domingo de Basra, no sul do país. Jornalistas ficaram sob a mira de armas.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir