Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-02-2008

Ministério da Justiça aciona Volks por problema com Fox.
Empresa será investigada após denúncias de acidentes com peça do veículo.Fabricante não solicitou recall
Ministério da Justiça aciona Volks por problema com Fox.
Foto: Divulgação

O caso dos problemas com a peça do rebatedor do banco traseiro do Fox, que originou acidentes graves com alguns proprietários do veículo da Volkswagen, chegou ao Ministério da Justiça. O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do órgão do governo federal instaurou nesta terça-feira (12) processo administrativo contra a Volkswagen do Brasil Ltda.

A montadora terá dez dias, a partir de quarta-feira (13), para apresentar a sua defesa.

De acordo com o ministério, se for comprovado que a Volkswagen vendeu carros com peças que trazem risco à saúde e à segurança do consumidor sem que tenha realizado recall quando foi notificada pelos usuários do defeito, a empresa poderá receber uma multa de até R$ 3 milhões.
É um fato grave a empresa se recusar a fazer recall", afirmou o diretor do DPDC, Ricardo Morishita. De acordo com o artigo 10 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), o fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos compradores, mediante anúncios publicitários em jornais, rádio e televisão.

A assessoria de imprensa da Volkswagen informa que ainda não recebeu nenhuma notificação do Ministério da Justiça e afirma que a empresa irá prestar todo e qualquer esclarecimento que for solicitado por órgãos de defesa do consumidor.

Nos comunicados emitidos anteriormente, a Volkswagen havia afirmado que é segura a operação do sistema de rebatimento do banco traseiro do Fox - que se constitui em afastar ou aproximar o encosto do assento traseiro para aumentar ou diminuir o tamanho do porta-malas - desde que sejam seguidas as instruções contidas no Manual do Proprietário
Na segunda-feira (11), a empresa passou a disponibilizar um anel de borracha para ser instalado no cabo de tração para destravamento do encosto do banco traseiro, cobrindo totalmente a argola de metal que fixa esse cabo.

Alguns consumidores se machucaram ao colocar involuntariamente o dedo nesta argola.
Ministério da Justiça aciona Volks por problema com Fox.
Empresa será investigada após denúncias de acidentes com peça do veículo.Fabricante não solicitou recall


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir