Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 12-02-2008

Robôs desafiam conhecimento de equipes na Campus Party
Competição de robótica exigiu construção e programação de máquinas
Robôs desafiam conhecimento de equipes na Campus Party
Foto: Renato Bueno/G1)

A área de robótica da Campus Party teve nesta terça-feira (12) demonstrações de robôs boleiros e uma competição que mobilizou programadores por mais de quatro horas.

No começo da tarde, nove equipes, com cinco integrantes cada, começavam a receber as primeiras instruções de programação com o kit de robótica brasileiro Alfa, produzido em São Carlos.

As equipes tiveram uma hora e meia de aula para se familiarizar com o equipamento, para depois projetar seus próprios robôs, que deveriam executar as tarefas determinadas pelos organizadores: remover blocos brancos de uma área demarcada sem sair da mini-arena, nem remover os blocos verdes.

Depois de fracassos e ajustes, a equipe vencedora foi a Mecatrônicos, com estudantes de engenharia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista (Unesp). Eles demoraram cerca de 3 horas para montar e programar o robô.

O maior desafio, segundo eles, foi 'ensinar' a máquina como reconhecer as cores.

Futebol robótico
Enquanto isso, professores do Instituto Técnico de Aeronáutica (ITA)apresentavam dois robôs humanóides que jogavam futebol. O mais baixo era o goleiro, que tinha movimentos ligeiros. O mais alto, o "atacante", havia sido modificado a partir de um kit de desenvolvimento e ainda precisava de ajustes de programação, segundo o professor Jackson Matsuura.

Jackson diz que o objetivo é desenvolver os robôs para que eles possam jogar uma partida entre si e, um dia, disputar o Robo Cup, a Copa do Mundo dos robôs humanóides.

Nesses torneios existem restrições quanto às dimensões dos robôs e de suas características. Jackson destaca que eles não podem fugir da "estrutura humana": devem ter cabeça, tronco e membros e não podem ter câmeras no pé ou executar movimentos absurdos, por exemplo.

Campus Party Brasil
Local: Prédio da Bienal - Parque do Ibirapuera, São Paulo / SP
Data: até 17/02
Inscrições: www.campus-party.com.br
Preço: R$ 100, com direito a acampamento durante a semana. A entrada é gratuita para a área de exposições.

Robôs desafiam conhecimento de equipes na Campus Party. Competição de robótica exigiu construção e programação de máquinas.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir