Categoria Policia  Noticia Atualizada em 13-02-2008

Polícia diz que vídeo sobre Rota no YouTube é criminoso
Órgão pediu que a Corregedoria da PM investigue o caso
Polícia diz que vídeo sobre Rota no YouTube é criminoso
Foto: Reprodução

O vídeo "Rota" chumbo quente", que está no YouTube e enaltece ações do grupo no assassinato de supostos bandidos, é classificado como criminoso pelo ouvidor da Polícia do Estado de São Paulo, Antonio Funari Filho.

Segundo ele, o autor do material pode responder a processo por apologia ao crime. Se o responsável for um policial, além de responder criminalmente, ele deve passar também por processo administrativo e a punição pode culminar com a expulsão da pessoa do quadro de funcionários da corporação.

"Polícia não deve matar e sim defender os direitos humanos de todos. Temos certeza que isso de guerra [entre policiais e criminosos] não dá certo, porque se desse o Rio de Janeiro seria um paraíso", diz o ouvidor. Segundo ele, a Ouvidoria já encaminhou um pedido para que a Corregedoria da Polícia Militar investigue se há policiais envolvidos com a produção e publicação do material.

Funari Filho disse que também levará o caso para discussão na Comissão de Letalidade do estado, órgão formado por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), das polícias Civil, Militar e Técnica e do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP), que analisa ações letais da polícia paulista. A comissão tem reunião agendada para 28 de fevereiro.

Para o ouvidor, esse tipo de vídeo prejudica a imagem da Polícia Militar. "Não se pode usar a imagem da instituição como se fosse de forma elogiosa, porque esse vídeo denigre", afirmou. Ainda segundo ele, o Regulamento Disciplinar da PM considera transgressão grave publicar fotos ou documentos que desprestigiem a corporação.

O vídeo tem fotos de carros do grupo especial e policiais com armas em punho. Um trecho do funk diz "sai da frente lá vem eles minha gente, agora o chumbo é quente eles têm toda razão. Não fique aí se não quiser virar defunto, ir para a cidade dos pés juntos dentro de um lindo caixão".

As imagens são intercaladas por frases que apresentam o vídeo como uma homenagem à Rota, "a tropa de elite paulista", diz o texto. Em outro momento, lê-se a seguinte frase "se correr a Rota pega, se ficar a bala come". O secretário geral do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe-SP), Ariel de Castro Alves, também classifica o vídeo como uma apologia ao crime. "É uma apologia defender uma polícia violenta que pratica crimes", afirmou. O conselho vai pedir que a Polícia Civil investigue vídeos e comunidades no Orkut que incentivam a violência.

O material foi colocado no site há sete meses e o responsável pela postagem se identifica como um rapaz brasileiro de 19 anos. O vídeo, no entanto, cita o link de uma comunidade do Orkut, chamada Rota, na qual os 5.795 participantes comentam as ações do grupo elogiando a morte de supostos suspeitos. Um dos comentários diz "a Rota não executa, apenas recicla a vida dos meliantes para que seus restos alimentem as plantas". Outro fala "que chore a mãe do bandido".

Procurada pelo G1, a Polícia Militar informou que está apurando o caso e verificando como as fotos foram parar no vídeo, já que para divulgar imagens da corporação é preciso ter uma autorização específica. Segundo a assessoria de imprensa da PM, algumas das fotos são do calendário da Rota.

Polícia diz que vídeo sobre Rota no YouTube é criminoso. í"rgão pediu que a Corregedoria da PM investigue o caso.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir