Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 13-02-2008

Justiça de Timor Leste divulga 18 ordens de prisão
Familiares do líder rebelde timorense Alfredo Reinado choram perto de uma foto do militar, morto na segunda em troca de tiros
Justiça de Timor Leste divulga 18 ordens de prisão
Foto: Bay Ismoyo/AFP

A justiça de Timor Leste anunciou nesta quarta-feira a divulgação de ordens de prisão contra 18 suspeitos, dois dias depois dos atentados contra o presidente José Ramos-Horta e o primeiro-ministro, Xanana Gusmão.

"A lista preliminar contém 18 nomes e pode ser ampliada em função dos avanços da investigação", declarou à imprensa o procurador-geral Longuinhos Monteiro.

José Ramos-Horta, um diplomata eleito em maio de 2007 para governar o Timor Leste, pequeno país de frágeis instituições, foi vítima de um ataque executado por soldados rebeldes liderados pelo comandante Alfredo Reinado, que morreu no tiroteio com a guarda presidencial.

Uma hora mais tarde, o premier Xanana Gusmão escapou de uma emboscada, no que foi apresentado como um ataque coordenado, embora as circunstâncias exatas de todo o acontecido ainda não tenham sido esclarecidas.

Gravemente ferido por um tiro no peito, o presidente Ramos-Horta, de 58 anos, foi transferido na segunda-feira para um hospital de Darwin (Austrália), onde permanece internado em estado grave, mas estável, segundo os médicos.

Em Dili, a capital timorense, as forças internacionais intensificaram as patrulhas. O país se encontra em estado de emergência.

Um total de 340 policiais e militares australianos chegaram na terça-feira ao país para reforçar as tropas internacionais.

Justiça de Timor Leste divulga 18 ordens de prisão após atentados.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir