Categoria Politica  Noticia Atualizada em 13-02-2008

Gusmão pedirá que Parlamento amplie estado de exceção
Soldados timorenses patrulham as ruas da capital Dili; o primeiro-ministro do Timor Leste, Xanana Gusmão, pedirá ao Parlamento que prorrogue
Gusmão pedirá que Parlamento amplie estado de exceção
Foto: Ed Wray/AP

Sydney (Austrália), 13 fev (EFE).- O primeiro-ministro do Timor-Leste, Xanana Gusmão, pedirá hoje ao Parlamento de seu país que prorrogue por dez dias o estado de exceção declarado na última segunda após as tentativas de assassinato contra ele mesmo e o presidente do país, José Ramos Horta.

Gusmão lidera uma coalizão de partidos formada após as eleições do dia 30 de junho de 2007, o que cria a expectativa de que o pedido de extensão do estado de exceção até o dia 23 de fevereiro seja aprovado.

A Polícia da ONU (UNPol) identificou os primeiros suspeitos, embora nenhum deles tenha sido acusado formalmente até agora, e interroga 11 pessoas em relação aos dois atentados perpetrados pelo comandante rebelde Alfredo Reinado e vários de seus homens.

Reinado liderou o grupo que abriu fogo contra Ramos Horta, que acabou ferido nas proximidades de sua casa em Díli.

Além disso, a mesma ação deixou como saldo a morte de Reinado, de um de seus homens e de um segurança.

Ramos Horta, de 58 anos, está hoje internado em um hospital militar de Darwin, cidade no norte da Austrália, onde os médicos acham que poderá receber alta em duas ou três semanas.

Uma hora mais tarde do primeiro ataque, outro comando realizava uma emboscada contra Gusmão e atirava contra seu automóvel, sem que ninguém tenha ficado ferido.

Gusmão pedirá que Parlamento amplie estado de exceção por mais dez dias.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir