Categoria Politica  Noticia Atualizada em 13-02-2008

Annan cria comissão para investigar eleições no Quênia
Criança bebe leite direto da caixa, enquanto outras esperam em fila de distribuição de alimentos, em campo de refugiados de Nairobi
Annan cria comissão para investigar eleições no Quênia
Foto: Bernat Armangue / AP

NAIROBI, 12 Fev 2008 (AFP) - O mediador da crise queniana, Kofi Annan, anunciou nesta terça-feira a criação de uma comissão independente para investigar a eleição de 27 de dezembro, na qual o presidente Mwai Kibaki conquistou uma questionada vitória, constatou um jornalista da AFP.

"Concordamos que é importante não esconder certos assuntos debaixo do tapete. Devemos compreender e saber o que aconteceu durante a eleição presidencial de 2007", declarou o mediador da União Africana ao inaugurar uma sessão de informação no Parlamento sobre o avanço das negociações.

"Decidimos que convinha a todos e à nação estabelecer uma comissão independente que ficará encarregada de investigar todos os aspectos da eleição presidencial", acrescentou Annan.

O Quênia atravessa uma grave crise política desde as eleições, denunciadas como fraudulentas pelo candidato opositor Raila Odinga e nas quais houve, segundo observadores, irregularidades flagrantes no processo de apuração dos resultados.

Os atos de violência político-étnicos causaram desde o final de dezembro a morte de mais de 1.000 pessoas.

Annan não revelou a composição da comissão, mas a imprensa queniana indicou que estará composta por autoridades quenianas e internacionais.

Annan cria comissão para investigar eleições no Quênia.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir