Categoria Politica  Noticia Atualizada em 13-02-2008

Obama obtém vitórias importantes nos EUA
Projeção da CNN diz que senador tem 17 delegados a mais que Hillary Clinton
Obama obtém vitórias importantes nos EUA
Foto: Reprodução

O pré-candidato democrata Barack Obama ampliou sua série de vitórias sobre a senadora Hillary Clinton na briga pela indicação do partido às eleições presidenciais dos EUA, ao vencer as disputas na Virgínia, em Maryland e em Washington D.C., conforme mostram projeções da mídia norte-americana.

As três vitórias elevam para oito o número de triunfos consecutivos de Obama na briga pela indicação do Partido Democrata, já que o senador por Illinois venceu todas as cinco disputas realizadas no fim de semana.

O favorito para obter a indicação do Partido Republicano, o senador John McCain, conquistou uma vitória apertada sobre seu principal adversário, o ex-governador do Arkansas Mike Huckabee, na Virgínia, também de acordo com projeções da mídia norte-americana. Ele venceu ainda em Maryland e no distrito de Columbia.

Delegados
Com as três vitórias, a CNN projeta que Barack Obama tem agora 1.195 delegados para defender sua candidatura na convenção do Partido Democrata. A projeção, que inclui os superdelegados, aponta que Obama agora tem 17 representantes a mais que Hillary Clinton (clique e veja o infográfico com o resultado das prévias até agora).

São precisos 2.025 delegados no total para conquistar a candidatura democrata à Presidência.

Obama, que tenta ser o primeiro negro a governar os EUA, tem uma ligeira vantagem em termos de delegados escolhidos até agora para a convenção de agosto.

Todas as três disputas desta terça-feira (12) aconteceram em terrenos férteis para Obama, com um grande número de eleitores de alta renda, que têm favorecido o senador por Illinois, além dos eleitores negros, que o têm apoiado maciçamente.

McCain
O senador John McCain venceu entre os republicanos as mesmas três prévias que Obama, e disparou ainda mais na liderança pela indicação do seu partido à candidatura a presidente dos EUA.

Segundo a CNN, McCain tem 812 delegados para a convenção do Partido Republicano. O segundo colocado na disputa, Mike Huckabee, tem apenas 217. São precisos 1.191 delegados republicanos para a nomeação do partido.

Entre os republicanos, McCain acumula uma vantagem quase insuperável em termos de delegados já comprometidos com sua candidatura e consolidou seu favoritismo com a desistência do ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, na semana passada.

Apesar disso, Huckabee venceu em dois dos três Estados que fizeram prévias republicanas no sábado (9), e tem apoio de uma parte do eleitorado do partido que considera que McCain não é suficientemente conservador em questões como imigração e cortes de impostos.

Hillary, que é senadora por Nova York, expressou confiança no futuro de sua campanha, apesar de parecer já ter desistido das disputas desta terça e das batalhas da semana que vem em Wisconsin e no Havaí, todas favoráveis a Obama. Ela preferiu se concentrar nas vitais votações de 4 de março em Estados maiores, como Texas e Ohio.

Baixa
Na mesma noite em que a pré-candidata democrata à Casa Branca Hillary Clinton voltou a ser derrotada por seu adversário Barack Obama em prévias eleitorais nos Estados Unidos, sua equipe eleitoral registrou a segunda baixa em três dias, com a demissão de seu subdiretor de campanha, Mike Henry.

A demissão de Henry foi anunciada um dia após Maggie Williams substituir a Patti Solis Doyle como diretora de campanha de Hillary.

Henry era um dos principais estrategistas da campanha da senadora por Nova York, e tornou-se muito conhecido no semestre passado com a publicação de um memorando no qual pedia a Hillary para não se apresentar ao "caucus" de Iowa, por considerá-lo "seu estado mais fraco".

A ex-primeira-dama perdeu o caucus de Iowa para seu principal adversário na corrida eleitoral, Barack Obama, e John Edwards, que desistiu de concorrer à candidatura democrata.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir