Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 13-02-2008

Lula lamenta despedida de Guga do Brasil Open de Tênis
Tenista se despediu nesta terça (12) do Brasil Open, na Costa do Sauípe.
Lula lamenta despedida de Guga do Brasil Open de Tênis

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou nota nesta quarta-feira (13) sobre a despedida do tenista Gustavo Kuerten do Brasil Open. "Ao lado de Maria Esther Bueno, é o maior ídolo que nosso tênis já produziu", afirmou na nota.

Kurten anunciou sua retirada da competição brasileira nesta terça-feira (12) após partida disputada na Costa do Sauípe, na Bahia. O tenista se despediu do Brasil Open com derrota"perdeu para o argentino Carlos Berlocq por 7/5 e 6/1.

Guga, como ficou conhecido no circuito mundial, foi o mais bem-sucedido tenista masculino brasileiro. Entre os títulos que coleciona estão três conquistas em Roland Garros (ancês que um dos quatro que formam o Grand Slam, série de torneios mais importantes do circuito mundial), e a Master Cup. Suas vitórias o levaram ao topo do ranking, transformando-se no primeiro sul-americano a terminar o calendário como número 1.
Sua carreira entrou em declínio após duas cirurgias no quadril, em 2002 e 2004. devido à segunda cirurgia, chegou a ficar afastado do tênis por seis meses.

Na despedida nesta terça na Costa do Sauípe, o tenista chorou e agradeceu ao público, à família e ao técnico Larri Passos pelo seu sucesso nas quadras.

Leia a íntegra da nota do presidente:

"Gustavo Kuerten, ao lado de Maria Esther Bueno, é o maior ídolo que nosso tênis já produziu. A beleza de seu jogo e seu coração de ouro, seja nas quadras, seja na vida, estimularam milhões de jovens brasileiros à prática do esporte. É uma pena vê-lo despedir-se das competições, mas a alegria de suas vitórias, seu bom humor, seu espírito moleque, suas manifestações de afeto pela família e pelo povo brasileiro são maiores que tudo - e jamais vão se apagar. Que Guga continue a ser o que sempre foi: esse extraordinário brasileiro que tantas glórias deu ao País e que todos aprendemos a admirar."

Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da República Federativa do Brasil

Lula lamenta despedida de Guga do Brasil Open de Tênis
Tenista se despediu nesta terça (12) do Brasil Open, na Costa do Sauípe.
Ao lado de Maria Esther Bueno, é o maior ídolo que nosso tênis já produziu, disse Lula.

Fonte: www.g1.com.br
 
Por:  Leonardo da Silva Vieira    |      Imprimir