Categoria Politica  Noticia Atualizada em 13-02-2008

Tucano teme por desistências quando instalar CPI dos Cartões
Carlos Sampaio não descarta chance de alguns deputados retirarem assinaturas.
Tucano teme por desistências quando instalar CPI dos Cartões
Foto: http://g1.globo.com

A briga pelo comando da CPI dos Cartões, no Congresso Nacional, aprofunda a disputa entre o governo e a oposição. Já existem assinaturas suficientes para criar a Comissão, mas o autor do pedido na Câmara, o tucano Carlos Sampaio (SP), ainda não teme por desistências.

Veja o site do Jornal Nacional

Para ele, o governo não está realmente querendo a CPI, como vem anunciando publicamente.

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), rebate. Ele garante que vai haver CPI de qualquer jeito, nem que seja só no Senado. "O governo explicitou que não tem medo de CPI, e a base do governo no Senado já assinou a CPI. Portanto, a posição do governo é fazer a investigação", assegura.

Impasse
O verdadeiro impasse no Congresso, no entanto, é sobre o controle da CPI - e não sobre sua criação ou não. O governo não abre mão da presidência e da relatoria. A oposição, por sua vez, quer dividir o comando da Comissão mista.

Diante do risco de ver o Senado parar" promessa feita pela oposição, caso não conseguisse um dos cargos importantes na CPI dos Cartões", o presidente da Casa apelou para que o governo ceda.

"Eu acho que uma questão tão importante, um problema tão sério, não pode ficar nessa queda de braço, nesse jogo de empurra", opinou Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN).

Tranqüilo
A má-vontade do governo e também da oposição é visível nos bastidores. A investigação deve produzir desgaste político dos dois lados, mas, para mostrar que o PSDB está tranqüilo, o líder do partido pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) o fim do sigilo nos gastos do gabinete da Presidência da República com cartões corporativos.

"O sigilo só caberia se fosse um gasto estratégico. E os gastos são pessoais", disse o Arthur Virgílio (PSDB-AM).

MP
O procurador Marinus Eduardo De Vries Marsico protocolou nesta quarta-feira (13), no Tribunal de Contas da União (TCU), uma representação pedindo a suspensão do uso de todos os cartões corporativos do governo.

O pedido do procurador, um dos representantes do Ministério Público junto ao TCU, inclui os gastos com a administração direta e indireta" como estatais. Ele quer que o governo tome medidas de controle e responsabilize quem fez uso irregular do cartão.

Tucano teme por desistências na hora de instalar CPI dos Cartões
Carlos Sampaio não descarta chance de alguns deputados retirarem assinaturas.
MP quer que o governo responsabilize quem fez uso irregular do cartão

Fonte: http://g1.globo.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir