Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-02-2008

Rússia apontará mísseis para países que ameacem segurança
Vladimir Putin ameaçou diretamente a República Tcheca, a Polônia e a Ucrânia
Rússia apontará mísseis para países que ameacem segurança
Foto: France Presse

O presidente russo, Vladimir Putin, declarou nesta quinta-feira (14) que Moscou apontará seus mísseis a todo país europeu que acolha em seu território elementos do sistema antimísseis americano, que apresenta uma ameaça para a segurança da Rússia.

"Nosso Estado-Maior militar considera que esse sistema ameaça nossa segurança nacional. Caso apareça (nas proximidades das fronteiras russas), seremos obrigados a tomar as medidas adequadas e a apontar nossos mísseis às instalações que nos ameaçam", disse Putin em entrevista coletiva no Kremlin.

O líder russo afirmou que suas palavras se referem tanto à República Tcheca e à Polônia, que podem receber elementos do escudo antimísseis dos Estados Unidos, como à Ucrânia, cujo governo reivindica a entrada na Otan.

Ao mesmo tempo, o presidente russo ressaltou que seu país não pretende "apontar seus mísseis sem necessidade extrema" e que, em todo caso, seria uma "resposta" aos planos dos EUA de instalar um radar na República Tcheca e uma base de foguetes interceptores na Polônia.

O chefe do Kremlin acrescentou que os governos tcheco, polonês e ucraniano atuam sem sequer consultar sua população, o que na sua opinião não tem nada a ver com as "regras da democracia".
"Alguém perguntou aos tchecos e aos poloneses se querem esses sistemas? Que eu saiba, para a imensa maioria dos cidadãos tchecos esses planos não lhes oferecem nenhuma esperança", indicou Putin, acrescentando que a maioria dos ucranianos também se opõem à entrada na Otan.

Segundo Putin, os Estados Unidos quando planejaram a instalação de elementos de sua defesa no Leste Europeu nem sequer consultaram a Otan e só iniciaram conversas com a Aliança depois que a Rússia se opôs taxativamente ao desdobramento desse sistema.

A entrevista coletiva de Putin, à qual se credenciaram 1.364 jornalistas russos e estrangeiros, foi transmitida ao vivo pela televisão e pela site da Presidência, "kremlin.ru".

Esta é a última grande entrevista coletiva anual que oferece Putin, que abandonará o Kremlin depois das eleições presidenciais do próximo dia 2 de março.

Auto-avaliação

Vladimir Putin também fez uma auto-avaliação de seu governo. Disse que está "contente com os resultados" de seu trabalho durante seus oito anos no comando do país.

"Não vejo nenhum grande fracasso. Todas as tarefas que se colocaram foram cumpridas", respondeu Putin à pergunta de um jornalista sobre quais seriam suas maiores conquistas e fracassos como chefe de Estado.

"Não sinto vergonha diante dos que votaram em mim em 2000 e em 2004. Durante estes oito anos trabalhei como um escravo em uma galé. Estou contente com os resultados do meu trabalho", concluiu.

Rússia apontará mísseis para países que ameacem segurança. Vladimir Putin ameaçou diretamente a República Tcheca, a Polônia e a Ucrânia.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir