Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-02-2008

Governo federal planeja acabar com fumódromos
Lei federal proibiu uso de fumo em locais coletivos públicos e privados há 12 anos
Governo federal planeja acabar com fumódromos
Foto: G1

Vai ficar mais difícil acender um cigarro em locais públicos. O Governo federal quer aumentar o preço do produto e acabar com os "fumódromos" em todo o país. Em São Paulo, a prefeitura acaba de proibir o uso de charutos em bares e restaurantes.

Fumar é um vício que prejudica até quem passa por perto. Trinta por cento dos adultos brasileiros não abrem mão do cigarro, mas os espaços para os fumantes têm diminuído.

Agora, em São Paulo, fumar charutos, cachimbos e cigarrilhas só é permitido se o prédio tiver um espaço reservado para isso" um cercadinho separado até das áreas de fumantes de cigarros. Quem descumprir a lei vai pagar R$ 800.

Conter o fumo é uma tendência mundial. A Irlanda foi o primeiro país a ter uma lei que deixou livres do cigarro todos os espaços fechados. De 2004 para cá, muitas nações seguiram o mesmo caminho. Há pouco mais de um mês, os esfumaçados cafés de Paris passaram a fazer parte do passado.

No Brasil, faz 12 anos que uma lei federal proibiu o uso de todos os tipos de fumo em locais coletivos públicos e privados, a não ser em áreas isoladas para os fumantes" chamadas de "fumódromos".

Mas a lei não pegou em todos os estados. No Recife, só esta semana a prefeitura decidiu intensificar a fiscalização em bares e restaurantes.

Agora, o governo pretende acabar com os fumódromos em todos os ambientes fechados. Um projeto de lei que trata do assunto está sendo finalizado pela Casa Civil, e provoca polêmica nas ruas.

'Essencial'
O médico pneumologista Carlos Alberto Viegas diz o fim dos fumódromos é essencial para que o número de fumantes continue caindo. "Quando está usando o fumódromo, a pessoa não fica isolada e tem a dispersão de toda a fumaça que ela exala", explica.

Outra medida em estudo é o aumento de preço. Segundo o governo, só cinco países vendem cigarros mais baratos do que o Brasil.

Em todo o mundo, especialistas dizem que o preço é um fator decisivo na redução do número de fumantes. "Há uma recomendação da Organização Mundial de Saúde no sentido de aumentar os preços do cigarro. Os países que fizeram isso conseguiram uma redução no número de fumantes", afirma Luiz Antonio Santini, diretor do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Governo federal planeja acabar com fumódromos. Lei federal proibiu uso de fumo em locais coletivos públicos e privados há 12 anos. Em São Paulo e Recife, cerco a fumantes apertou.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir