Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-02-2008

Piloto argelino detido por engano no R. Unido
Um piloto argelino detido por engano no Reino Unido acusado de treinar os 19 autores dos atentados de 11 de setembro de 2001 nos EUA
Piloto argelino detido por engano no R. Unido
Foto: AP

Londres, 14 fev (EFE) - Um piloto argelino detido por engano no Reino Unido acusado de treinar os 19 autores dos atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos poder� pedir uma indeniza��o ao Governo brit�nico por danos e perdas, decidiu hoje um tribunal.

O Tribunal de Apela��es anulou uma senten�a anterior que impedia que Lofti Raissi, de 33 anos e morador de Londres, reivindicasse uma indeniza��o ao Minist�rio do Interior brit�nico pelos danos � sua sa�de, reputa��o e carreira causados por sua deten��o.

Raissi foi detido em sua casa dez dias depois dos atentados de 11 de setembro de 2001 em Nova York e Washington, mas foi liberado sete dias depois. No entanto, foi novamente preso em virtude de uma ordem de extradi��o emitida pelo Executivo americano.

O suspeito permaneceu quatro meses e meio na pris�o de alta seguran�a londrina de Belmarsh, onde passava 23 horas ao dia confinado em sua cela, at� que foi concedida sua liberdade pagando uma fian�a, apesar da oposi��o da Promotoria que representava os EUA.

Em abril de 2002, um juiz disse que n�o havia provas que implicassem o argelino em qualquer crime de terrorismo.

Em mar�o de 2004, Raissi pediu uma indeniza��o atrav�s de um programa do Minist�rio para v�timas de erros judiciais, mas a solicita��o foi rejeitada porque se considerou que seu caso, por ser uma extradi��o, n�o se ajustava aos crit�rios estabelecidos.

Em fevereiro de 2007, o Tribunal Superior apoiou a decis�o do Governo de n�o indeniz�-lo.

O Tribunal de Apela��o decidiu hoje que Raissi tem direito a reivindicar uma indeniza��o do Governo porque o fato de ter sido apresentado pelas autoridades brit�nicas como terrorista durante meses exerceu "um efeito devastador em sua vida e sua sa�de".

Ao deixar o julgamento, o piloto argelino expressou seu al�vio e agradeceu ter sido finalmente "absolvido".

"Sempre disse que acreditava na Justi�a brit�nica e no final, a consegui hoje", afirmou.

Raissi, que tamb�m espera uma desculpa p�blica do Estado, poder� agora renovar seu pedido de indeniza��o ao Minist�rio do Interior, que � obrigado a analis�-lo.

O piloto, que afirma estar vetado de trabalhar por todas as companhias a�reas, antecipou que pedir� pelo tempo passado em pris�o o dinheiro que pagou por seus estudos, pela perda de sua carreira e pelo dano � sua sa�de.

Um porta-voz ministerial afirmou que as implica��es da senten�a de hoje ser�o estudadas e que o minist�rio decidir� se recorre da decis�o.

Piloto argelino detido por engano no R. Unido poder� pedir indeniza��o.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir