Categoria Policia  Noticia Atualizada em 14-02-2008

Descoberto maior paiol dos últimos 20 anos na Rocinha
Armas desmontadas seriam transportadas em mochilas para outras favelas
Descoberto maior paiol dos últimos 20 anos na Rocinha
Foto: Alba Valéria Mendonça / G1

Em operação policial realizada entre 11h e 15h desta quinta-feira (13), na favela da Rocinha, em São Conrado, na Zona Sul do Rio, policiais do 23º. BPM (Leblon) desmontaram um paiol de armas usados pelos traficantes. Segundo o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, esta foi a maior apreensão de armas realizada desde 2007, e de acordo com o comandante do batalhão, coronel Carlos Milan, a maior realizada pelo 23º. nos últimos 20 anos.

Numa casa na localidade conhecida como Raiz, policiais encontraram dez fuzis, seis escopetas, dez pistolas, seis revólveres, uma granada, um silenciador, farta quantidade de munição, várias armas desmotadas e material para limpeza, como acetona e ácido sulfúrico, além de dois pacotes de cocaína.

"Foi um golpe bastante forte para o tráfico. Com essa apreensão comprovamos que os traficantes estão desmontando as armas e as transportando em partes em mochilas, até de crianças, para outras favelas", disse Beltrame, que veio direto de Sulacap, na Zona Oeste, onde participara da solenidade de mais de 600 novas viaturas para a PM.

Troca de tiros
Cerca de 40 policiais do Grupamento de Ação Tática (GAT) e do Batalhão de Operações Especiais (Bope) participaram da operação. Na chegada da guarnição do GAT à favela, houve troca de tiros com os traficantes. Um policial, o soldado Carlos Eduardo Virgílio, foi atingido por um tiro de fuzil no queixo. Ele foi socorrido inicialmente no Hospital Miguel Couto e depois tranferido para o Hospital Central da PM. Segundo o coronel Milan, o policial está fora de perigo.

O coronel explicou ainda que, graças ao trabalho da inteligência, investigava por dois meses denúncias sobre a existência de um depósito de armas. Assim foi possível chegar ao local exato usado pelos traficantes sem colocar em risco a vida da população. O coronel contou ainda que ao chegar perto do paiol, os policiais chegaram a ser encurralados pelos traficantes, sendo necessário pedir o apoio do Bope, que entrou na Rocinha com um caveirão.

"Sempre que recebermos denúncias desse tipo, vamos investigar e agir com inteligência, de forma pontual e profissional. Fizemos a operação no momento que sabíamos que os traficantes estariam na casa e que não haveria riscos maiores para a população. Com ações desse tipo, toda a população sai ganhando. Destruindo esse paiol, estamos salvando várias vidas", disse o comandante do 23º. BPM, pouco antes de deixar o quartel para visitar o soldado ferido, no HCPM.

Descoberto maior paiol dos últimos 20 anos na Rocinha, diz PM. Armas desmontadas seriam transportadas em mochilas para outras favelas. Um soldado da PM foi baleado e levado para o hospital, mas não corre risco de morrer.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir