Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 15-02-2008

Estudo diz o que separa Thiago de Phelps
Biomec�nico explica os motivos da diferen�a de desempenho entre os nadadores
Estudo diz o que separa Thiago de Phelps
Foto: Editoria de arte

Alcan�ar o americano Michael Phelps tem sido o principal objetivo de Thiago Pereira, a maior estrela da nata��o brasileira nos �ltimos anos. Apesar da miss�o parecer quase imposs�vel, Thiago e a Confedera��o Brasileira de Desportos Aqu�ticos n�o est�o medindo esfor�os para que o brasileiro consiga chegar em Pequim no mesmo n�vel do americano, ou bem perto dele. Para isso, o biomec�nico Paulo C�sar Miranda realizou um estudo minucioso dos dois nadadores e revela os detalhes do resultado em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM.

GLOBOESPORTE.COM - Como e quando surgiu a id�ia de fazer um estudo comparativo entre Thiago Pereira e o Michael Phelps?

Paulo C�sar Miranda - Desde 2003, a CBDA investe nesse tipo de trabalho. Em 2005, realizamos a primeira Cl�nica Pan-Americana, analisando nossos 40 nadadores. � claro que, com tantas pessoas, o estudo n�o tem como ser t�o detalhado. Ent�o, na medida em que os atletas foram melhorando, fomos sentindo a necessidade de um estudo mais individualizado. A id�ia � que os atletas com mais chances de medalha sejam melhor atendidos. Foi isso o que fizemos com o Thiago. Fizemos um estudo comparativo das parciais do Thiago com as do Phelps. Depois de notadas as diferen�as, partimos para as an�lises mais detalhadas.

E quais conclus�es voc�s chegaram comparando as parciais dos dois nadadores?

O Thiago se mant�m do lado, com as mesmas parciais, no borboleta, no costas e at� no peito. Mas no livre ele mostra sua defici�ncia. Ent�o, Thiago precisa melhorar de fato o nado livre. De qualquer forma, ainda vemos detalhes t�cnicos que ele pode melhorar ainda mais nas outras modalidades tamb�m.

Por que o nado livre do Thiago � inferior ao do Phelps?

O que acontece � que quando o Thaigo respira do lado esquerdo, perde efici�ncia no bra�o direito, e quando respira pelo direito, perde for�a no esquerdo. Isso est� relacionado a um certo atraso na hora da aplica��o de for�a. Ele n�o consegue sincronizar t�o bem o encaixe do bra�o com a respira��o, como o Phelps consegue. Isso acaba fazendo uma diferen�a de cerca de 7 kg entre um bra�o e outro. O bra�o esquerdo do Thiago faz uma for�a correspondente a 22 kg, e o direito, 15 kg. A gente chegou at� a pensar que pudesse ser uma quest�o apenas de for�a do bra�o. Mas ele � destro. Ent�o, se fosse isso, era para ser o contr�rio: o direito seria mais forte. O que a gente conclui ent�o � que � uma quest�o t�cnica mesmo.

Descoberta essa defici�ncia, em quanto tempo se poder� notar alguma evolu��o?

Com base nesses dados, o treinador vai tentar solucionar o problema. Com certeza ele far� exerc�cios espec�ficos para melhorar essa defici�ncia. Mas s� o fato do atleta ter a consci�ncia de onde est� o problema j� pode ser um fator modificador. O Thiago � um atleta de �timo n�vel. Ent�o, acredito que j� na pr�xima avalia��o, que devemos fazer em mar�o, ele j� demonstre evolu��o.

O nado do Phelps � realmente perfeito? Com base nessa an�lise, voc� acredita que o brasileiro ainda est� muito longe do n�vel do americano?

O que a gente pode notar � que o Phelps tem os fundamentos muito bons. A grande vantagem do Phelps � que ele � um nadador muito econ�mico. Ele d� bem menos bra�adas do que os outros e ainda percorre a mesma dist�ncia ou mais. Os fatores antropom�tricos (altura, envergadura, tamanho da m�o e outros) somados � �tima t�cnica de que ele disp�e favorecem a realiza��o de menos bra�adas. Para o Thiago acompanh�-lo, tem que aumentar sua freq��ncia de bra�adas, ficando assim mais desgastado. Ele � realmente fant�stico, mas o Thiago est� muito pr�ximo. J� vimos que o brasileiro ainda tem muitos detalhes a melhorar, e pode ser que o Phelps n�o tenha mais. Ent�o, � poss�vel sim que o brasileiro consiga alcan��-lo.

Estudo diz o que separa Thiago de Phelps. Biomec�nico explica os motivos da diferen�a de desempenho entre os nadadores.

Fonte: http://globoesporte.globo.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir