Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 15-02-2008

Homem abre fogo em universidade de Illinois, mata ao menos 5
Homem chora diante da Northern Illinois University, onde um atirador matou ao menos cinco pessoas nesta quinta-feira
Homem abre fogo em universidade de Illinois, mata ao menos 5
Foto: Daily-chronicle.com/Eric Sumberg/AP

Um homem abriu fogo nesta quinta-feira no campus da Northern Illinois University, em DelKab (a cerca de 100 quil�metros de Chicago), matando ao menos cinco pessoas. Em seguida, ele cometeu suic�dio, segundo informa��es das ag�ncias de not�cias.

Quatro pessoas morreram no local, incluindo o atirador, e outras duas morreram mais tarde no hospital, segundo o reitor da universidade, John Peters. Ele disse ainda que ao menos 22 pessoas foram atingidas. Das v�timas, quatro eram mulheres.

A p�gina do centro de estudos informou que 17 pessoas haviam sido levadas para o hospital de Kishwaukee, seis delas em estado grave. Um porta-voz do hospital que atendeu os feridos disse que v�rios foram atingidos na cabe�a e no peito.

A universidade foi isolada e ainda n�o h� previs�o para sua reabertura. A identidade do atirador � conhecida, segundo a pol�cia que, no entanto, n�o a divulgou. No entanto, foi informado que o homem estava matriculado na universidade no ano passado, mas n�o era aluno da Northern Illinois atualmente. A pol�cia afirma que os motivos que o levaram a abrir fogo contra os estudantes ainda s�o desconhecidos.

A seguran�a no campus havia sido refor�ada em dezembro, quando uma amea�a foi encontrada na porta de um dos banheiros da universidade. Ela inclu�a insultos raciais e refer�ncias ao atentado ocorrido em abril do ano passado na universidade Virginia Tech, quando um atirador matou 32 alunos e depois cometeu suic�dio. A mensagem dizia que um atentado ainda pior iria ocorrer.

Testemunha
Um estudante identificado apenas como John disse � emissora de r�dio local WBBM que o atirador entrou em um audit�rio da universidade e come�ou a atirar com uma espingarda nos mais de 100 alunos que estavam no local.

"Ele apontou para o meio da sala... e ent�o foi at� o professor", afirmou John.

Dominique Broxton, 22, contou ao "Chicago Tribune" ter visto dois estudantes feridos da janela de seu dormit�rio.

"A ambul�ncia tirou dois alunos do ch�o do lado de fora do meu dormit�rio", disse. "Eu n�o os conhe�o. Eles pareciam ensang�entados. Onde estou agora h� um monte de policiais, pelo menos uma d�zia. H� carros da pol�cia e caminhonetes em todo o lugar".

Dominique descreveu a cena como ca�tica. "Vi muita confus�o", afirmou. "Os alunos sa�ram correndo. As pessoas realmente n�o sabiam o que estava acontecendo. Existe um sistema interno de comunica��o no dormit�rio. Algu�m veio e disse que uma pessoa tinha sido presa. Eles disseram que haviam prendido o atirador e que dev�amos permanecer calmos e n�o sair dos quartos. Estou no meu quarto agora", relatou a estudante.

Homem abre fogo em universidade de Illinois, mata ao menos 5 e se suicida.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir