Categoria Economia  Noticia Atualizada em 15-02-2008

Bolsas da Ásia têm primeira semana de alta no ano
Queda registrada nesta sexta não anulou ganhos registrados nos dias anteriores
Bolsas da Ásia têm primeira semana de alta no ano

A maior parte das bolsas asiáticas encerrou a sexta-feira (15) em baixa, após o Federal Reserve afirmar que o riscos para o crescimento da economia dos Estados Unidos aumentaram. Ainda assim, a queda não foi suficiente para compensar os ganhos dos dias anteriores, e as bolsas registraram a primeira semana de alta do ano.

Os mercados também foram prejudicados nesta sexta-feira por uma intensificação das preocupações sobre a crise global de crédito, depois que uma seguradora de títulos norte-americana teve sua classificação reduzida.

O índice MSCI da Ásia Pacífico exceto Japão avançava 0,25%, para 477 pontos. O indicador registrou a primeira alta acumulada na semana do ano, de cerca de 1%.

O índice Nikkei da bolsa de Tóquio fechou em leve baixa de 0,03%, para 13.622 pontos, mas teve seu maior avanço semanal desde novembro, ajudado por dados econômicos domésticos positivos, apesar de o Banco do Japão ter alertado nesta sexta-feira para um crescimento econômico mais lento neste ano.

Análises

"Tenho a sensação de que os mercados precificaram boa parte das notícias negativas, mas vai levar pelo menos 12 meses para todas as questões do mercado de crédito saírem de cena", afirmou Angus Gluskie, gerenten de portfólio na White Funds Management.

"Creio que os investidores estão tentados a comprar depois de tantas quedas fortes no mercado acionário que tornaram os papéis muito atraentes, mas eles estão com dificuldades em encontrar o momento certo para retornar", disse Kim Joong-hyun, analista no Goodmorning Shinhan Securities.

O setor financeiro teve baixas neste pregão asiática, depois que a Moody's Investors Service reduziu em seis graus sua classificação "AAA" de uma unidade da seguradora de bônus FGIC Corp.

Na Coréia do Sul, a bolsa fechou em queda de 0,16%, para 1.694 pontos. Na Austrália, a queda foi de 1,38%, para 5.606 pontos. Em Hong Kong, o índice Hang Seng subiu 0,53% e em Cingapura o avanço foi de 1,41%.

Bolsas da Ásia têm primeira semana de alta no ano. Queda registrada nesta sexta não anulou ganhos registrados nos dias anteriores.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir