Categoria Vírus & Cia  Noticia Atualizada em 15-02-2008

Falsa notícia sobre acidente no 'BBB' infecta computador
Mensagem fraudulenta divulga soterramento na casa. Quando internauta clica para assistir ao vídeo, baixa software malicioso
Falsa notícia sobre acidente no 'BBB' infecta computador
Foto: Reprodução/Panda

A notícia é falsa e bastante improvável: soterramento na casa do "Big Brother" deixa a participante Juliana ferida. Não há dúvida, no entanto, de que ela vai atrair a atenção dos internautas, levando muitos deles a clicar em um link malicioso que infecta seus computadores. O alerta para o e-mail fraudulento é da empresa de segurança Panda, que identificou a mensagem.

Segundo a companhia, o texto oferece o link de um vídeo no YouTube que mostra as supostas cenas do acidente. Quando clica nele, o internauta baixa involuntariamente em sua máquina o código malicioso Nabload.DAÍ. A praga, que não é capaz de se propagar sozinha, facilita o acesso de piratas virtuais ao PC, permitindo que eles roubem dados dos usuários.

Segundo a falsa notícia, Juliana teve os dois braços faturados e cortes no rosto. "Fique alerta, esteja sempre atento e desconfie das ofertas tentadoras da internet", disse Ricardo Bachert, presidente da Panda.

O golpe é conhecido como phishing scam. Com ele, os piratas enviam e-mails sugerindo que os internautas baixem programas, cliquem em links ou visitem sites maliciosos. Quando seguem a sugestão, as vítimas em potencial infectam seus computadores com programas geralmente desenvolvidos para o roubo de informações financeiras.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir