Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 15-02-2008

Astronautas do Atlantis fazem terceira caminhada espacial
Procedimento envolver� instala��es externas no novo m�dulo da esta��o.O Columbus j� est� sendo preparado para seus primeiros experimentos
Astronautas do Atlantis fazem terceira caminhada espacial
Foto: http://raquelalos.wikispaces.com

Os astronautas americanos Rex Walheim e Stanley Love j� est�o do lado de fora da Esta��o Espacial Internacional (ISS), para realizar a terceira e �ltima caminhada espacial da miss�o do �nibus Atlantis.

Acompanhe os trabalhos, pela Nasa TV

Os trabalhos come�aram �s 11h07 (hor�rio de Bras�lia), num procedimento que deve durar cerca de 6,5 horas. Durante esse per�odo, Walheim e Love devem instalar duas pe�as no exterior do novo m�dulo da esta��o, o laborat�rio europeu Columbus.

A primeira delas, chamada Solar, � um observat�rio que ir� monitorar o Sol por dois anos. A segunda � uma instala��o destinada a expor nove experimentos que exigem exposi��o ao ambiente do v�cuo espacial.

A dupla tamb�m colocar� apoios para que os astronautas se segurem e interfaces de trabalho do lado de fora do Columbus. Por fim, eles devem tamb�m tirar um girosc�pio quebrado do local em que ele � guardado na esta��o e lev�-lo � area de carga do �nibus espacial Atlantis, para o retorno � Terra.

A nave e sua tripula��o devem deixar a ISS na segunda-feira, para iniciar a viagem de volta ao planeta.

Astronautas do Atlantis fazem terceira caminhada espacial.

Procedimento envolver� instala��es externas no novo m�dulo da esta��o.O Columbus j� est� sendo preparado para seus primeiros experimentos.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Miguel R. Pereira Netto    |      Imprimir