Categoria Cinema  Noticia Atualizada em 16-02-2008

Entenda a situação de 'Tropa de elite' no Oscar
Produção perdeu indicação de filme estrangeiro para 'O ano em que meus pais...'.
Entenda a situação de 'Tropa de elite' no Oscar
Foto: http://g1.globo.com

"Tropa de elite", que venceu neste sábado (16) o prêmio principal do Festival de Berlim, tem a possibilidade de concorrer em 2009 em outras categorias do Oscar, inclusive as mais importantes, apesar de ter perdido a chance de disputar neste ano a estatueta de filme estrangeiro.

O filme de José Padilha foi preterido em relação a "O ano em que meus pais saíram de férias" como candidato do Brasil a uma vaga na categoria dos prêmios da Academia de Hollywood dedicadas a filmes em língua não-inglesa. Uma comissão formada por críticos e cineastas, montada pelo Ministério da Cultura, foi responsável pela seleção. Um dos membros do júri, o diretor Hector Babenco, disse à época que "Tropa de elite" é um filme que "não pára em pé".

Por sua vez, "O ano em que meus pais...", do cineasta Cao Hamburger, superou dezenas de títulos de diversos países, chegou até a uma lista final de nove filmes, mas ficou de fora dos cinco indicados do Oscar para a cerimônia que ocorre no próximo domingo (25). Tanto "O ano em que meus pais..." quanto "Tropa" encerraram suas chances nessa categoria.

No entanto, "Tropa de elite", com a recente premiação em Berlim, pode seguir uma carreira parecida com a de "Cidade de Deus" e ser indicado em outras categorias do Oscar.

Em 2004, também sem a indicação para filme estrangeiro no ano anterior, "Cidade de Deus", de 2002, chegou a concorrer ao Oscar de melhor diretor, fotografia, roteiro adaptado e montagem. Isso foi possível porque o que vale nessas categorias é a data de estréia do filme nos Estados Unidos - e não o ano em que foi lançado no país de origem.

Assim como acontece hoje com "Tropa de elite", o filme de Fernando Meirelles era distribuído pela Miramax, do poderoso Harvey Weinstein. O executivo é considerado um especialista em emplacar indicações no Oscar e tem grande conhecimento do funcionamento interno da indústria de Hollywood.

"Tropa de elite" deverá estrear nos Estados Unidos em um circuito mais amplo de cinemas entre o final de março e o começo de abril e, a depender da repercussão, sua carreira poderá receber um impulso ainda maior.

Entenda a situação de 'Tropa de elite' no Oscar
Produção perdeu indicação de filme estrangeiro para 'O ano em que meus pais...'.
Filme de José Padilha pode voltar ao Oscar em categorias principais.


Fonte: http://g1.globo.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir