Categoria Policia  Noticia Atualizada em 16-02-2008

Polícia prende suspeito de chefiar quadrilha de golpistas.
De acordo com investigações, grupo aplicava golpes em políticos e empresários.
Polícia prende suspeito de chefiar quadrilha de golpistas.
Foto:JornalHoje/Produção

Preso em Campinas (SP) o suspeito de ser o chefe de uma quadrilha de estelionatários que dava golpes em políticos e empresários em todo Brasil.
A investigação revela que também podem estar envolvidos policiais do principal departamento de combate ao crime organizado de São Paulo.

Alencar Zolin foi preso quando saía de um condomínio de luxo onde mora na cidade de Campinas. De acordo com a Polícia Federal, ele seria o chefe da quadrilha e tinha várias identidades para aplicar um golpe milionário. O alvo da quadrilha eram empresários, prefeitos e vereadores.

As investigações indicam que os estelionatários se passavam por assessores de políticos, diziam que tinham dólares, que seriam de sobras de campanha e que precisavam trocar por reais. Para seduzir as vítimas, ofereciam a moeda americana por uma cotação bem abaixo do mercado.

Gravações
Para dar mais crédito ao negócio, os estelionatários visitavam as vítimas. É o que mostram as conversas gravadas com autorização da Justiça.

Em uma das gravações, os supostos golpistas estão irritados. Eles comentam que o vereador Félix Alves, de Porto Murtinho (MS), tinha dado R$ 28 mil à quadrilha e queria o dinheiro de volta. Por telefone, o vereador negou que tenha caído no golpe.

De acordo com os investigadores, o grupo agiu nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Brasília, Alagoas, Paraná e Rio Grande do Sul.

Só nos últimos cinco meses, a quadrilha movimentou mais de R$ 5 milhões. Ao todo, a operação da Polícia Federal prendeu oito pessoas, entre elas um policial do Deic, departamento que combate o crime organizado em São Paulo. Outros cinco policiais da mesma delegacia estão sendo investigados.

Segundo o Ministério Público, a participação deles era fundamental para o golpe. Na hora do encontro entre a vítima e a quadrilha, eles chegavam anunciando uma falsa operação policial.

"Sempre se valendo também de um apoio policial onde havia armamentos, algemas, coletes, onde haveria uma pressão, uma intimidação dessa vítima em não procurar as autoridades para relatar o que aconteceu", afirma o promotor de justiça Luiz Alberto Bevilacqua.

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo disse que vai pedir todas as informações ao Ministério Público para investigar a participação de policiais do Deic nas ações da quadrilha.
Polícia prende suspeito de chefiar quadrilha de golpistas.
De acordo com investigações, grupo aplicava golpes em políticos e empresários.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir