Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 16-02-2008

Bota vence o Flu e está na final da Taça GB.
Alvinegro faz 2 a 0 no Tricolor e decide primeiro turno contra Flamengo ou Vasco
Bota vence o Flu e está na final da Taça GB.
Foto: Alexandre Durão

O Botafogo é o primeiro a garantir uma vaga na final da Taça Guanabara. Em jogo eletrizante no Maracanã, o Alvinegro venceu por 2 a 0 o Fluminense, neste domingo. Wellington Paulista, que na última semana criticou as declarações provocativas de Thiago Neves, marcou o primeiro gol, e Lucio Flavio completou.

Aos poucos, o Fluminense foi adquirindo mais tempo de posse de bola. De pé em pé, o Tricolor chegava ao gol do Botafogo, principalmente pelo lado direito. Com Thiago Neves muito bem marcado por Diguinho, muitas vezes Washington precisava recuar para buscar jogo.

Apesar do domínio tricolor, foi o Botafogo quem teve a primeira grande chance da partida. Wellington Paulista recebeu na entrada da grande área e chutou forte. A bola tocou no travessão e depois nas costas de Fernando Henrique, mas foi para a linha de fundo.

Três minutos depois, Wellington Paulista teve outra boa oportunidade. Zé Carlos cobrou falta de longe e a bola sobrou para o camisa 9 alvinegro, que, dentro da área, chutou, obrigando Fernando Henrique a defender a bola com o pé.

Mas o Fluminense não se intimidou e continuou a pressionar o Botafogo. E foi novamente com toque de bola que teve sua melhor chance na primeira etapa. Arouca recebeu na entrada da área, girou em cima de um marcador e chutou. Castillo subiu no seu ângulo esquerdo para espalmar.

O equilíbrio continuou, e foi o Botafogo abriu o placar aos 29 minutos. Após cobrança de escanteio pelo lado esquerdo, a bola foi desviada por Zé Carlos no alto e sobrou para Wellington Paulista, livre, apenas empurrar e fazer 1 a 0.

O gol sofrido despertou em Thiago Neves a força individual. Mesmo bem marcado, o camisa 10 passou a arriscar mais, confundindo a defesa alvinegra com seus dribles. Mas foi num lance de bola parada que o meia levou mais perigo. Ele cobrou com categoria, mas Castillo fez outra boa defesa no alto.

Mesmo em vantagem no placar, o Botafogo teve uma baixa importante. Ainda no primeiro tempo, Zé Carlos precisou deixar o campo por causa de uma pancada no rosto, sendo substituído por Fábio.

No final da primeira etapa, o Botafogo ainda chegou perto de ampliar o placar. Num jogada de contra-ataque, Lucio Flavio recebeu na altura da meia-lua e arriscou de pé esquerdo. Fernando Henrique pulou no seu canto esquerdo e tocou para fora com a ponta dos dedos. O Fluminense ainda respondeu nos descontos, quando o árbitro marcou falta de Triguinho em Leandro Amaral quase na linha da área. Mas Thiago Neves cobrou em cima da barreira.

O Fluminense voltou para o segundo tempo com Conca no lugar de Arouca. Com isso, o técnico Renato Gaúcho procurava dar maior poder ofensivo ao Tricolor. A equipe realmente teve maior domínio nos minutos iniciais, mas não chegava ao ataque com a objetividade necessária.

Ainda nos minutos iniciais da segunda etapa, o Botafogo teve outra perda significativa. Jorge Henrique voltou a sentir as dores musculares que o afastaram das últimas partidas da equipe. Com isso, ele deu lugar ao zagueiro Edson, que formou o trio com Renato Silva e Edson.

Renato Gaúcho resolveu não esperar muito para voltar a lançar seu terceiro atacante. Aos 15 minutos, tirou o volante Maurício e o substituiu por Dodô, que foi muito vaiado pela torcida do Botafogo.

Mas aos poucos o Alvinegro conseguiu reequilibrar a partida. A equipe optou por cadenciar mais, tocando a bola e esperando os espaços para encaixar lançamentos e puxar contra-ataques.

O Botafogo, que já vinha atuando de forma cautelosa, precisou recuar ainda mais a partir dos 30 minutos, quando Triguinho cometeu falta dura em Gabriel. Como já tinha amarelo, o lateral-esquerdo foi expulso. Imediatamente, Renato Gaúcho colocou Cícero em campo no lugar de Gabriel. Cuca logo respondeu, substituindo Wellington Paulista por Abedi.

O Tricolor continou a pressionar, e quase empatou aos 39 minutos. Após cobrança de falta de Thiago Neves na área, a bola foi escorada para o gol, mas a defesa do Botafogo tirou em cima da linha. Pouco depois, novamente em joagda aérea, Castillo defendeu uma cabeçada de Washington.

A vaga na final foi consolidada quando o árbitro marcou um pênalti de Luiz Alberto em Túlio. Lucio Flavio cobrou e marcou o segundo gol do Botafogo aos 46 minutos, garantindo o Alvinegro na final.

Bota vence o Flu e está na final da Taça GB.
Alvinegro faz 2 a 0 no Tricolor e decide primeiro turno contra Flamengo ou Vasco.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir