Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-02-2008

Onda de frio assola a Grécia e deixa Atenas sob a neve.
Baixas temperaturas foram registradas em todo o país.Ventos de 80 km/h suspenderam a saída de barcos de diversos portos.
Onda de frio assola a Grécia e deixa Atenas sob a neve.
Foto: AFP

A cidade de Atenas ficou coberta de neve neste domingo (17) e as portas permaneciam fechadas para o público devido à forte nevasca que cai desde a noite de sábado (16), um fenômeno pouco freqüente na capital grega.

A onda de frio também afetou a Turquia, onde as nevascas provocaram duas mortes e perturbaram o tráfego aéreo, rodoviário e marítimo na maior parte do país, informaram os meios de comunicação local.

A temperatura chegou a 0ºC em Atenas, onde a circulação estava difícil, segundo a Proteção Civil. Devido a ventos de mais de 80 km/h, o ministério da Marinha Mercante suspendeu todas as partidas de barcos do porto do Pireu, perto de Atenas, assim como de outros portos em todo o país.

Região de Malakasa, em Atenas, durante a nevasca deste domingo (17). (Foto: AFP)O aeroporto internacional de Atenas seguia aberto neste domingo. No entanto, " 12 vôos domésticos das companhias gregas Olympic Airlines e Aegean Airlines com destino às cidades do norte do país e às ilhas do mar Egeu foram cancelados devido ao fechamento de alguns aeroportos locais", disse à AFP um responsável aeroportuário.

A onda de frio se abateu sobre todo o país. Na ilha de Creta (sul), a temperatura baixou para 5º C negativos. Em Kastoria, no norte do país, os termômetros indicavam 8º C negativos. A situação deve melhorar na segunda-feira, segundo os serviços meteorológicos locais.

Na Turquia, dois homens de 73 e 37 anos morreram de hipotermia em Giresun (nordeste) e Bursa (noroeste), informou a agência Anatolia. A circulação estava prejudicada em Istambul e em Ancara. As autoridades recomendaram aos moradores das duas metrópoles, que totalizam mais de 15 milhões de habitantes, que limitassem ao máximo seus deslocamentos.

Vários acidentes foram registrados nas estradas. A autopista entre Ancara e Konya, cerca de 200 km ao sul, e várias estradas no noroeste do país, perto da fronteira com a Grécia, foram fechadas por causa da neve.

Onda de frio assola a Grécia e deixa Atenas sob a neve.
Baixas temperaturas foram registradas em todo o país.Ventos de 80 km/h suspenderam a saída de barcos de diversos portos.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir