Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 18-02-2008

Temporal deixa 150 casas destelhadas em Santa Catarina
Em Brusque, pelo menos 500 casas foram danificadas pela chuva de granizo e ventos
Temporal deixa 150 casas destelhadas em Santa Catarina
Foto: Reprodu��o

Pancadas de chuvas, fortes ventos e queda de granizo provocaram estragos em alguns pontos da Grande Florian�polis e no munic�pio de Brusque (SC), na tarde de domingo (17).



Segundo o Departamento Estadual de Defesa Civil (Dedc), foram distribu�das lonas para cobrir as 150 resid�ncias destelhadas em tr�s bairros de Bigua�u (SC), em um bairro de Florian�polis e em Brusque, onde pelo menos 500 casas foram danificadas.

A Defesa Civil afirmou ao G1 que uma equipe do departamento est� em Brusque para fazer uma vistoria. A cidade deve decretar situa��o de emerg�ncia ainda nesta segunda-feira (18). O munic�pio de Bigua�u decretou situa��o de emerg�ncia nesta manh�.

As previs�es do tempo alertam para a possibilidade de pancadas isoladas de chuva com descargas el�tricas, para esta segunda-feira e para o risco de temporal isolado, em especial no Norte de Santa Catarina.

Tornado
No fim de semana, um tornado atingiu a cidade de Tubar�o (SC). Os meteorologistas acreditam que o fen�meno tenha sido de classifica��o um, em um escala de zero a seis, com ventos de, no m�nimo, 120 quil�metros por hora.

�rvores foram arrancadas e casas, destelhadas. Uma resid�ncia ficou completamente destru�da. Duas fam�lias tiveram que abandonar suas casas e uma pessoa ficou ferida.

A meteorologista Marilene de Lima, do Centro de Informa��es de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram), disse ao ClicRBS que os tornados ocorrem com mais freq��ncia no Oeste, no Sul e no litoral de Santa Catarina, especialmente na primavera e no ver�o.

Ela explica que os tornados em geral est�o associados a temperaturas elevadas e passagens de frentes frias, que propiciam a forma��o de nuvens com grande velocidade e rota��o intensa.

Temporal deixa 150 casas destelhadas em Santa Catarina. Em Brusque, pelo menos 500 casas foram danificadas pela chuva de granizo e ventos.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir