Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-02-2008

Milhares de sérvios fazem manifestação
Milhares de servo-kosovares fizeram uma manifestação hoje sem causar incidentes em diferentes lugares do Kosovo
Milhares de sérvios fazem manifestação
Foto: Ivan Milutinovic/Reuters

Mitrovica (Kosovo), 18 fev (EFE).- Milhares de servo-kosovares fizeram uma manifestação hoje sem causar incidentes em diferentes lugares do Kosovo, para expressar seu repúdio à independência proclamada por Pristina no domingo.

A concentração maior aconteceu em Mitrovica, no norte do Kosovo, onde, segundo estimativas da Polícia, cerca de 6.000 pessoas marcharam do centro da parte norte da cidade até a ponte sobre o rio Ibar, que divide a localidade.

Várias bandeiras dos Estados Unidos, principal aliado do Kosovo em seu caminho para a independência, foram queimadas durante o protesto, que se dissolveu apenas uma hora após seu começo.

Os organizadores da manifestação anunciaram que querem protestar a partir de agora todos os dias às 12h44 (8h44 de Brasília), em referência à resolução 1.244 do Conselho de Segurança da ONU, que estabelece Kosovo como parte da Sérvia.

"A América não é mais a única superpotência do mundo", disse aos manifestantes Marko Jaksic, um dos líderes servo-kosovares.

"Vêm os russos e, enquanto existir Rússia e Sérvia, nunca haverá um Kosovo independente", acrescentou o porta-voz dos municípios sérvios do Kosovo.

Os manifestantes gritavam "Sérvia, Sérvia", levando cartazes com palavras de ordem como "não vamos entregar o Kosovo" e "vamos defender o Kosovo com todas as nossas forças".

Um dos manifestantes, que se identificou como Mihailo, um desempregado de 55 anos, advertiu que muitos sérvios têm armas, mas que não pensam em entregar à Polícia kosovar.

Em outros centros urbanos habitados por sérvios, também houve hoje manifestações, como em Gracanica, perto de Pristina, e em Strpce, no sul do Kosovo.

Em Gracanica, cerca de 800 pessoas se reuniram, e essa manifestação também se desenvolveu sem incidentes.

Enquanto isso, em Pristina, as autoridades kosovares afirmaram hoje que esperar receber em breve os primeiros reconhecimentos diplomáticos.

"Esperamos que os primeiros Estados nos reconheçam a qualquer momento", disse o primeiro-ministro kosovar, Hashem Thaçi, que ontem leu no Parlamento kosovar a proclamação da independência, que contou com a rejeição frontal da Sérvia.

Milhares de sérvios fazem manifestação contra independência do Kosovo.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir